Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

11

1 Abra, ó Líbano, as suas portas, para que o fogo devore os seus cedros. 2 Chore, cipreste, porque o cedro caiu e as árvores majestosas foram abatidas. Chorem, carvalhos de Basã, porque a floresta fechada tombou no chão. 3 Escutem! Os pastores gemem, porque o esplendor deles foi arrasado. Escutem! Os leõezinhos rugem, porque foi abatido o orgulho do Jordão.

2. O novo pastor do povo de Deus

Ovelhas e pastores -* 4 Assim diz Javé, o meu Deus: Engorde as ovelhas destinadas para a matança. 5 Aqueles que as compram as matam, e não são punidos; aqueles que as vendem, dizem: «Seja louvado Javé, pois eu fiquei rico». E nenhum pastor fica com pena das ovelhas. 6 Eu também não perdoarei mais os moradores desta terra - oráculo de Javé. Entregarei os homens uns na mão dos outros e na mão do seu rei. Eles acabarão com o país e eu não livrarei ninguém das mãos deles. 7 Eu me tornei pastor de um rebanho que vai para o matadouro - de fato, os pobres do rebanho - e peguei dois bastões. Dei a um o nome de Favor e a outro chamei de Laços. E continuei sendo pastor do rebanho. 8 Depois, em um mês, destruí três pastores. Perdi a paciência com eles, e eles foram avaros comigo. 9 Então eu disse: «Não serei mais pastor de vocês. Quem estiver para morrer, que morra; quem estiver para sumir, que suma; e os que sobrarem, que se devorem uns aos outros». 10 Depois peguei o bastão chamado Favor e o quebrei, para romper a aliança que eu tinha feito com os povos. 11 A aliança foi rompida nesse dia, e assim os pobres do rebanho, que me serviam atentamente, reconheceram que nisso havia uma palavra de Javé. 12 Então eu disse: «Se estão de acordo, façam o meu pagamento; se não, deixem». Então eles pesaram o dinheiro do meu pagamento: trinta siclos de prata. 13 E Javé me disse: «Envie ao fundidor este preço fabuloso com que fui avaliado por eles». Eu peguei os trinta siclos de prata e os mandei ao fundidor no Templo de Javé. 14 Depois eu peguei o outro bastão, o Laços, e o quebrei também, para acabar com a fraternidade entre Judá e Israel.

15 Javé me disse: Pegue os apetrechos de um pastor insensato, 16 pois eu farei aparecer neste país um pastor que não se preocupa com a ovelha desaparecida nem procura a que se extraviou, não cura a machucada nem sustenta a que está prenhe, come a carne das gordas e arranca até o casco delas. 17 Ai do pastor de coisa nenhuma, que abandona o rebanho! Que a espada lhe fira o braço e fure seu olho direito; que seu braço fique seco de uma vez, e seu olho completamente cego.




* 10,3-11,3: O profeta critica os reis estrangeiros e as autoridades nacionais, que se aliam com eles para oprimir o povo de Deus. Entrevê a ruína da força e riqueza deles. A história do povo recomeçará quando Javé o libertar de toda a escravidão. Com esse novo êxodo, o povo reencontrará liberdade e vida, e os impérios humanos serão destruídos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002