Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

Título -* 1 Oráculo contra Nínive. Livro da visão de Naum de Elcós.

I. JAVÉ É BOM E VINGADOR

Javé, Senhor do universo

2*       Javé é um Deus ciumento e vingador!

Javé é vingador e sabe enfurecer-se.

Javé se vinga de seus adversários e

é rancoroso para com seus inimigos.

3         Javé é lento para a ira e muito poderoso,

mas não deixa ninguém sem castigo.

Borrasca e tempestade fazem o caminho dele;

as nuvens são a poeira de seus passos.

4         Ameaça o mar, e o mar seca;

ele enxuga todos os rios.

O Basã e o Carmelo secam,

e murcham as floradas do Líbano.

5         As montanhas estremecem diante dele

e as colinas se derretem

Frente a ele a terra se levanta,

o mundo e todos os seus habitantes.

6         Quem resistirá à sua cólera

e enfrentará o furor da sua ira?

Seu furor se espalha como fogo,

diante dele as rochas arrebentam.

7         Javé é bom!

Refúgio seguro nas horas de aperto:

conhece aqueles que nele confiam,

8         quando acontece uma inundação.

Extermina quem se levanta contra ele,

persegue os inimigos até o escurecer.

Javé, Senhor da história -* 9 O que vocês tramam contra Javé? Ele reduz tudo a nada: seu adversário não se levantará duas vezes. 10 Aqueles que se embebedam em festas serão consumidos qual monte de espinhos ou montão de palha seca. 11 De você saiu o conselheiro iníquo, aquele que trama tudo o que é mau contra Javé.

12 Assim diz Javé: Apesar de nada  terem sofrido e serem numerosos, mesmo assim serão cortados e desaparecerão. E, se um dia eu fiz você sofrer, nunca mais o afligirei. 13 Agora eu vou quebrar a canga que pesava em seus ombros e arrebentar com suas prisões.

14 Mas este é o decreto de Javé contra você: Não haverá mais descendência de sua raça; vou acabar com os ídolos e as imagens e estátuas do templo do seu deus. Vou fazer da sua sepultura um lugar amaldiçoado.




* 18-20: O livro de Miquéias se encerra com uma recordação do Deus da Aliança, que perdoará o pecado e voltará a ser o parceiro intimamente ligado ao povo.



* 1,1: A apresentação do profeta é feita de maneira breve, sem nenhuma conotação cronológica; mostra somente a origem de Naum: Elcós é, provavelmente, uma cidadezinha de Judá. Nínive é a capital da Assíria, uma das grandes potências da época.

1,2-2,3: O fiel lê os fatos da história diferentemente de um profano: enquanto este fica na casca dos acontecimentos, a fé descortina neles a realização do projeto de Deus. Deus projeta vida e liberdade e, ao mesmo tempo, destrói tudo aquilo que provoca morte e escravidão. É por isso que Naum vê Deus como destruidor de Nínive, capital da Assíria, a grande potência opressora da época. Antes de relatar os fatos, o profeta apresenta Javé como Senhor do mundo e da história, o qual traz novamente o direito e a justiça ao mundo corrompido.



* 1,2-8: Este salmo introduz o oráculo que descreverá a destruição de Nínive. Com imagens grandiosas, apresenta o Deus Todo-poderoso, a quem nada pode resistir. Javé é vingador e cheio de ira para seus adversários; e, ao mesmo tempo, um Deus bondoso para com os seus aliados fiéis.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002