Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

10

Prosperidade e duplicidade -* 1 Israel era uma parreira exuberante que produzia uvas com fartura. Quanto mais frutos produzia, mais multiplicava seus altares; quanto mais rico se tornava o país, mais enriqueciam os monumentos pagãos. 2 O coração deles está dividido. Mas, agora, eles vão pagar: o próprio Deus derrubará seus altares e arrasará seus monumentos pagãos. 3 Então eles vão dizer: «Nós não temos um rei, porque não tememos a Javé. Mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós?» 4 Fazem discursos, falsas promessas, assinam acordos e, enquanto isso, crescem os processos como erva venenosa nos sulcos dos campos. 5 Os moradores de Samaria tremem por causa do bezerro de Bet-Áven. O povo e o sacerdote fazem luto por seu deus; e se lamentam porque sua honra foi para o exílio. 6 Sua honra será levada para a Assíria, com tributo ao grande rei. Efraim terá vergonha e Israel se envergonhará de seu plano. 7 Samaria desaparece com seu rei, como graveto arrastado pela água. 8 Serão destruídos os lugares altos da idolatria, o pecado de Israel. Espinhos e mato crescerão sobre seus altares. Então eles gritarão às montanhas: «Cubram-nos»; e às colinas: «Caiam sobre nós».

O crime de Gabaá -* 9 Desde os dias de Gabaá você pecou, Israel, e aí permaneceu. Você pensa que a guerra contra os filhos da injustiça não os atingirá em Gabaá? 10 Eu mesmo vou castigá-los. Os povos se unirão em guerra contra eles para cobrar-lhes o enorme pecado.

Semeiem conforme a justiça -* 11 Efraim é uma novilha mansa, que gosta de bater o trigo no terreiro, mas eu farei a canga pesar sobre o seu belo pescoço. Atrelarei Efraim para lavrar e Jacó para gradear a terra. 12 Semeiem conforme a justiça e colham o fruto do amor. Cultivem um campo novo, porque é tempo de procurar a Javé, até que ele venha e faça chover sobre vocês a justiça. 13 Vocês cultivaram a impiedade e por isso colheram a injustiça e comeram o fruto da mentira. Porque você confiou em seus carros e na multidão de seus guerreiros, 14 um clamor de guerra se levantará contra suas cidades, e suas fortalezas serão todas destruídas. Como Sálmana arrasou Bet-Arbel, no dia da guerra, em que a mãe foi esmagada por cima dos filhos, 15 assim farei com vocês, ó casa de Israel, por causa da sua imensa maldade. Ao amanhecer, o rei de Israel será totalmente destruído.




* 10,1-8: Deus tinha um projeto para o seu povo e o realizou completamente, dando-lhe vida e prosperidade (parreira exuberante). Israel, porém, ficou sempre dividido entre os apelos de Javé e a sedução dos deuses cananeus, entre a confiança em Deus e a política de interesses, que produzia a injustiça, entre a obediência interior à vontade de Deus e um culto puramente exterior. Essa duplicidade acabará levando Israel para o exílio.



* 9-10: Oséias interpreta a seu modo o episódio de Jz 19-21. O duplo crime aí cometido tornou-se um pecado cujas conseqüências ainda se farão sentir. Como lá, os povos se reunirão para castigar uma culpa que se avoluma através dos tempos.



* 11-15: Semear conforme a justiça e colher o fruto do amor (v. 12) é respeitar o ciclo do plantio e não acumular latifúndios improdutivos. Cultivar a impiedade (v. 13) é não respeitar a terra e o direito de todos ao uso do solo, provocando assim a injustiça e a mentira. Por outro lado, a confiança idolátrica no poderio militar aumenta a competição com potências internacionais, que acabam provocando a derrota e a deposição do poder político (vv. 13b-15).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002