Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

51

IV. APÊNDICE

Deus liberta da morte -* 1 Eu te agradeço, Senhor Rei, e te louvo, meu Deus Salvador, glorificando o teu nome, 2 porque foste para mim um protetor e socorro, e libertaste meu corpo da perdição, do laço da língua caluniadora e dos lábios que produzem a mentira. Na presença dos meus adversários, tu foste meu apoio e me libertaste, 3 conforme a grandeza da tua misericórdia e do teu Nome, das mordidas daqueles que estavam prestes a me devorar. Tu me livraste das mãos dos que procuravam tirar-me a vida e das numerosas provas que sofri. 4 Tu me livraste do fogo que me rodeava, de um fogo que não acendi, 5 das profundas entranhas do mundo dos mortos, da língua impura, da palavra mentirosa. 6 Uma calúnia de uma língua injusta tinha chegado junto ao rei. Minha alma esteve perto da morte e minha vida chegou junto à porta do mundo dos mortos. 7 Por todos os lados me rodeavam, e não havia quem me ajudasse. Procurei pelo socorro dos homens, mas foi inútil. 8 Então me lembrei da tua misericórdia, Senhor, e das tuas obras feitas desde a eternidade, porque tu libertas os que esperam em ti e os salvas da mão dos inimigos. 9 Fiz subir da terra a minha oração, e pedi para ser libertado da morte. 10 Invoquei o Senhor, Pai do meu senhor: «Não me abandones no dia da provação, no tempo do abandono causado pelos orgulhosos. Mas eu vou louvar para sempre o teu Nome e cantar para ti hinos de agradecimento». 11 Minha súplica foi atendida, e tu me salvaste da ruína, livrando-me do tempo mau. 12 Por isso, eu te agradeço e te louvo, bendizendo o nome do Senhor.

Convite à busca da sabedoria -* 13 Na minha juventude, antes de viajar, em minha oração procurei abertamente a sabedoria. 14 Diante do santuário, eu a pedi, e até o fim vou procurá-la. 15 Meu coração se alegrava em sua flor, como na uva que amadurece. Meu andou pelo caminho reto, e segui suas pegadas desde a juventude. 16 Inclinei um pouco o ouvido para recebê-la, e acabei encontrando ensinamento abundante. 17 Com ela, fiz progressos, e por isso vou agradecer a quem me concedeu a sabedoria. 18 Sim, eu resolvi colocá-la em prática, e procurei ardentemente o bem, e não serei confundido. 19 Minha alma lutou para possuir a sabedoria e observei atentamente a Lei. Estendi minhas mãos para o alto, deplorando a minha ignorância. 20 Para ela dirigi o meu desejo, e a encontrei na pureza. Com ela, desde o princípio, adquiri inteligência, e por isso não serei abandonado. 21 Minhas entranhas se comoveram quando eu a procurava, e por isso adquiri um bem precioso. 22 Como recompensa, o Senhor me deu língua e, com ela, eu o louvarei.

23 Aproximem-se de mim, vocês que não têm instrução, e entrem para a minha escola. 24 Por que vocês pretendem privar-se dessas coisas, quando a alma de vocês tem sede delas? 25 Abro a boca e proclamo: «Comprem a sabedoria sem dinheiro. 26 Coloquem o pescoço debaixo do seu jugo e acolham a sua instrução. Ela está próxima, e pode ser encontrada. 27 Vejam com seus próprios olhos como trabalhei pouco, e acabei encontrando profundo repouso. 28 Comprem instrução, mesmo que seja com muito dinheiro, pois com ela vocês vão ganhar ouro em abundância. 29 Que vocês se alegrem com a misericórdia do Senhor, e não se envergonhem de louvá-lo. 30 Realizem o trabalho de vocês antes do tempo fixado, e ele dará a vocês a recompensa na hora certa».

 




* 51,1-30: Dois textos acrescentados ao livro, para encerrá-lo com o tema do agradecimento e o da procura da sabedoria.

1-12: É um salmo de agradecimento, que pode ter como sujeito uma pessoa ou a comunidade inteira. O grande motivo de confiança e esperança é Deus, que liberta da morte para a vida.



* 13-30: Com este poema o autor conta como procurou a sabedoria e exalta a importância dela na sua vida. O final dá claramente a entender que no seu tempo existia uma escola sapiencial, talvez dirigida por ele mesmo (v. 23).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002