Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

39

Preservando a memória do povo -* 1 Diferente é o caso de quem se aplica em meditar a Lei do Altíssimo. Ele investiga a sabedoria de todos os antigos e se dedica ao estudo das profecias. 2 Preserva as sentenças dos homens famosos e penetra a sutileza das parábolas. 3 Busca o sentido oculto dos provérbios e se ocupa com os enigmas das parábolas. 4 Desempenha funções entre os grandes e marca presença nas reuniões dos chefes. Viaja entre povos estrangeiros, fazendo a experiência do bem e do mal entre os homens. 5 De manhã cedinho, dirige o coração ao Senhor que o criou e reza diante do Altíssimo, abrindo a boca em oração e implorando por seus pecados.

6 Se for da vontade do supremo Senhor, ele ficará repleto do espírito de inteligência e fará chover palavras de sabedoria e agradecerá ao Senhor na oração. 7 O Senhor dirigirá seu conselho e sua ciência, e ele meditará nos mistérios divinos. 8 Ele fará brilhar a instrução do seu ensinamento e se orgulhará com a Lei da Aliança do Senhor. 9 Muitos elogiarão a sua inteligência, e ele nunca será esquecido. Não desaparecerá a sua recordação, e a sua fama viverá de geração em geração. 10 Os povos falarão da sua sabedoria e a assembléia proclamará os seus louvores. 11 Se viver por muito tempo, deixará um nome mais famoso que mil outros, e quando morrer, isso lhe bastará.

Todas as coisas são boas -* 12 Vou expor agora as minhas reflexões, pois estou repleto delas como a lua cheia. 13 Escutem-me, filhos santos, e cresçam como roseira plantada à beira dágua corrente. 14 Espalhem bom perfume como incenso e floresçam como lírio. Espalhem perfume e entoem um canto, bendizendo ao Senhor por todas as suas obras. 15 Engrandeçam o nome do Senhor e proclamem os louvores dele com seus cânticos e cítaras. Vocês o louvarão assim:

16 Como são magníficas todas as obras do Senhor! Todas as suas ordens são executadas pontualmente. Não é preciso dizer: «O que é isto? Por que aquiloTodas as coisas serão esclarecidas a seu tempo. 17 A uma ordem dele, a água parou e se juntou e, à sua voz, se formaram os reservatórios de água. 18 Sob sua ordem, tudo o que ele deseja é realizado, e não quem possa impedir sua obra de salvação. 19 Diante dele estão todas as obras dos homens, e nada consegue esconder-se de seus olhos. 20 Seu olhar se estende de eternidade em eternidade, e para ele nada é extraordinário. 21 Não é preciso dizer: «O que é isto? Por que aquiloPois todas as coisas foram criadas para uma finalidade. 22 Sua bênção transborda como rio e rega a terra como inundação. 23 Dessa forma, as nações fazem experiência de sua ira, tal e qual como transformou as águas em deserto salgado. 24 Seus caminhos são retos para os homens santos, mas para os injustos estão cheios de obstáculos. 25 Desde o princípio, as coisas boas foram criadas para os bons, assim como os males foram criados para os pecadores. 26 Para a vida do homem, as coisas de primeira necessidade são as seguintes: água, fogo, ferro, sal, farinha de trigo, leite, mel, suco de uva, óleo e roupa. 27 Todas essas coisas são boas para os fiéis, mas para os pecadores se tornam más. 28 ventos que foram criados para castigar e que, enfurecendo, se tornam flagelo. Quando chegar o fim, eles desencadearão sua violência, e aplacarão o furor do seu Criador. 29 Fogo e granizo, fome e morte foram criados para castigar. 30 Os dentes das feras, os escorpiões, as cobras e a espada vingadora existem para arruinar os injustos. 31 A uma ordem do Senhor, essas coisas se alegram e estão prontas na terra para qualquer necessidade. No tempo oportuno, não transgredirão a ordem recebida.

32 Por isso, desde o início tive certeza e, depois de refletir, coloquei por escrito: 33 «Todas as obras do Senhor são boas, e ele prevê todas as necessidades no momento certo». 34 Não se pode dizer: «Isto é pior do que aquilo», porque no momento certo todas as coisas serão reconhecidas como boas. 35 Agora, cantem hinos com o coração e com a boca, e bendigam o nome do Senhor.




* 39,1-11: O elogio feito ao escriba-sábio mostra a importância que essa profissão teve na época. De fato, foi através dele que se conservaram e se transmitiram os escritos bíblicos, com a religião, legislação, história e sabedoria do povo de Deus. Graças ao escriba, chegou até nós a memória do povo de Deus.



* 12-35: Grande hino de louvor, proclamando a grandeza de Deus, manifestada na criação. No universo, tudo tem sua finalidade e, no momento certo, o homem pode reconhecer a bondade de todas as coisas. Tudo isso é convite para discernir e construir aquela harmonia que deve presidir as relações humanas. Se o homem é capaz de ver a ordem e a perfeição da natureza, é também capaz de realizá-las no mundo humano.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002