Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

24

Israel é a morada da sabedoria -* 1 A Sabedoria louva a si mesma e se gloria no meio do seu povo. 2 Ela abre a boca na assembléia do Altíssimo e se glorifica diante do poder dele: 3 «Eu saí da boca do Altíssimo e recobri a terra como névoa. 4 Armei a minha tenda nas alturas, e o meu trono ficava sobre uma coluna de nuvens. 5 Percorri sozinha a abóbada do céu e passei pelas profundezas dos abismos. 6 Estendi o meu poder sobre as ondas do mar, sobre a terra inteira e sobre todos os povos e nações. 7 Em todos eles procurei um lugar para repousar e uma propriedade onde pudesse me estabelecer. 8 Então o Criador do universo me deu uma ordem. Aquele que me criou armou a minha tenda, e disse: ‘Instale-se em Jacó e tome Israel como herança’.

9 Ele me criou desde o princípio, antes dos séculos, e eu nunca deixarei de existir. 10 Oficiei na Tenda santa, na presença dele, e desse modo me estabeleci em Sião. 11 Ele me fez habitar na cidade amada, e em Jerusalém exerço o meu poder. 12 Coloquei raízes no meio de um povo glorioso, na porção do Senhor, seu patrimônio. 13 Cresci como cedro no Líbano e como cipreste nos montes do Hermon. 14 Cresci como palmeira de Engadi e como roseira em Jericó. Cresci como oliveira majestosa na planície, e fiquei alta como plátano. 15 Espalhei o meu perfume como canela, bálsamo e mirra escolhida, como gálbano, ônix, estoraque e vapor de incenso na Tenda. 16 Estendi os meus ramos como terebinto, e a minha ramagem é bela e frondosa. 17 Como videira produzi brotos graciosos, e as minhas flores e frutos são belos e abundantes.

18 Venham a mim vocês todos que me desejam, e fiquem saciados com os meus frutos. 19 Pensar em mim é mais doce que o mel, e possuir-me é mais doce que o favo de mel. 20 Os que se alimentam de mim terão ainda mais fome, e os que bebem de mim terão ainda mais sede. 21 Quem me obedece não ficará envergonhado, e os que trabalham comigo não pecarão».

A Sabedoria é a Lei -* 22 Tudo isso é o livro da Aliança do Deus Altíssimo, a Lei que Moisés nos deu como herança para as comunidades de Jacó. 23 A Lei transborda de Sabedoria como o Fison, e como o rio Tigre no tempo dos primeiros frutos. 24 Ela inunda de inteligência como o rio Eufrates e como o rio Jordão nos dias da colheita. 25 Ela espalha instrução como o rio Nilo e como o Geon no tempo da vindima. 26 O primeiro homem não esgota o conhecimento dela, e o último também não conseguirá investigá-la completamente. 27 De fato, o pensamento dela é maior do que o mar, e o seu conselho é maior do que o oceano.

28 Eu sou como o canal de um rio, um curso dágua que rega o paraíso. 29 Eu disse: «Vou regar meu jardim e empapar os meus canteiros». Mas o meu canal se tornou um rio, e o meu rio se transformou em mar. 30 Farei que a minha instrução resplandeça como aurora, para que ilumine os lugares mais distantes. 31 Derramarei o ensinamento como profecia e o transmitirei para as gerações futuras. 32 Vejam: Não trabalhei apenas para mim, mas para todos os que procuram a sabedoria.




* 24,1-21: A sabedoria se apresenta a si mesma. Ela é a revelação do projeto de Deus sobre a vida. Ela estava junto de Deus, o acompanhou na obra da criação e finalmente foi entregue à humanidade. A sabedoria está presente em tudo e em todos, mas se estabeleceu no povo de Israel, onde foi reconhecida e cultivada. Dessa forma, o autor mostra que Israel possui um tesouro incomparável: enquanto as outras nações podem possuir uma cultura muito desenvolvida, só Israel tem a sabedoria que faz perceber o projeto de Deus. Cf. também Pr 1,20-32; Pr 8; Jó 28; Br 3,9-4,4.



* 22-32: A sabedoria é a Lei. Não propriamente a legislação, mas todo o conjunto do Pentateuco, chamado Torá ou Lei. O centro desse conjunto da Bíblia é a aliança que Deus faz com o seu povo, para o libertar da escravidão e o conduzir para a terra prometida. Com a sabedoria contida no Pentateuco, os homens são capazes de transformar a terra árida em paraíso fértil. O Pentateuco nunca será esgotado em sua sabedoria, nem se limita a uma história nacional. Ao contrário, transborda para todas as nações, revelando o sentido da busca da liberdade e da vida. Essa busca é conseqüência da aliança com o Deus vivo.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002