Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

13

Não se acovardar diante da realidade -* 1 Javé falou a Moisés: 2 «Mande gente para explorar o país de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Mande um de cada tribo, e que todos sejam chefes». 3 Seguindo a ordem de Javé, Moisés os enviou do deserto de Farã. Todos eram chefes dos filhos de Israel, 4 e seus nomes são os seguintes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; 5 da tribo de Simeão, Safat, filho de Huri; 6 da tribo de Judá, Caleb, filho de Jefoné; 7 da tribo de Issacar, Igal, filho de José; 8 da tribo de Efraim, Oséias, filho de Nun; 9 da tribo de Benjamim, Falti, filho de Rafu; 10 da tribo de Zabulon, Gediel, filho de Sodi; 11 da tribo de Manassés, filho de José, Gadi, filho de Susi; 12 da tribo de , Amiel, filho de Gemali; 13 da tribo de Aser, Setur, filho de Miguel; 14 da tribo de Neftali, Naabi, filho de Vapsi; 15 da tribo de Gad, Güel, filho de Maqui. 16 São esses os nomes dos homens que Moisés mandou explorar o país. Quanto a Oséias, filho de Nun, Moisés lhe deu o nome de Josué.

17 Moisés mandou que eles explorassem o país de Canaã, e lhes falou: «Subam pelo deserto do Negueb até chegar à montanha. 18 Observem como é o país e seus habitantes, se são fortes ou fracos, poucos ou numerosos. 19 Vejam se a terra é boa ou ruim; como é que são as cidades onde moram, se são abertas ou fortificadas. 20 Vejam se a terra é fértil ou estéril, se tem árvores ou não. Sejam corajosos e tragam frutos da terra».

Era o tempo em que a uva começava a amadurecer. 21 Eles subiram e exploraram o país desde o deserto de Sin até Roob, junto à entrada de Emat. 22 Subiram pelo deserto e chegaram a Hebron, onde viviam Aimã, Sesai e Tolmai, filhos de Enac. Hebron tinha sido fundada sete anos antes que Tânis do Egito. 23 Chegando ao vale do Cacho, cortaram um ramo de videira com um cacho de uvas, e o penduraram numa vara transportada por dois homens; colheram também romãs e figos. 24 Esse lugar ficou sendo chamado vale do Cacho, por causa do cacho de uvas que os filhos de Israelcortaram.

25 Quarenta dias depois, voltaram os exploradores 26 e se apresentaram diante de Moisés, Aarão e toda a comunidade de Israel, no deserto de Farã, em Cades. Diante deles e da comunidade, fizeram seu relatório e mostraram os frutos da terra. 27 O relatório deles foi o seguinte: «Entramos na terra aonde você nos enviou. É uma terra onde corre leite e mel, e aqui vocês podem ver os frutos dela. 28 Mas o povo que mora no país é poderoso, e as cidades são grandes e fortificadas. Também vimos aí os filhos de Enac. 29 Os amalecitas ocupam a região do Negueb; os heteus, amorreus e jebuseus vivem na montanha; os cananeus moram junto do mar e às margens do Jordão».

30 Então Caleb fez o povo ficar em silêncio diante de Moisés, e falou: «Temos que subir e tomar posse dessa terra; nós podemos fazer isso». 31 Mas os homens que haviam acompanhado Caleb replicaram: «Não podemos atacar esse povo, porque ele é mais forte do que nós». 32 E, diante dos filhos de Israel, começaram a pôr defeitos na terra que haviam explorado: «A terra que fomos explorar é uma terra que devora seus habitantes; o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Aí nós vimos gigantes, os filhos de Enac, que são gigantes mesmo. Tanto para nós próprios, como para eles, nós parecíamos gafanhotos».




* 13,1-33: Chega o momento de se alcançar a «terra onde corre leite e mel» (v. 27), isto é, o ideal de todo um projeto de libertação. Aí, a análise da realidade (exploração do país) vai demonstrar que as coisas não são tão simples como se pode imaginar. Será preciso enfrentar os cananeus que dominam essa terra. Eles são fortes e parecem invencíveis (gigantes, cidades grandes e fortificadas). Então, o próprio objetivo a ser alcançado é minimizado ou falsificado: desprezar e denegrir o ideal é a maneira mais fácil de fugir da luta ou evitar que ela seja desencadeada. Sob a capa desse desprezo e fuga se esconde a covardia.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002