Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

A busca da realização humana -* 1 De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Não vêm exatamente dos prazeres que guerreiam nos seus membros? 2 Vocês cobiçam, e não possuem; então matam. Vocês têm inveja, e não conseguem nada; então lutam e fazem guerra. Vocês não recebem, porque não pedem; 3 e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres. 4 Idólatras! Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus. 5 Ou vocês acham que é à toa que a Escritura diz: «Deus reclama com ciúme o espírito que ele fez habitar em nós»? 6 Mas ele uma graça maior. É por isso que a Escritura diz: «Deus resiste aos soberbos, e aos humildes a sua graça7 Portanto, sejam submissos a Deus; resistam ao diabo, e este fugirá de vocês. 8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! 9 Reconheçam a própria miséria, cubram-se de luto e chorem! Que o riso de vocês se transforme em luto, e a alegria em tristeza! 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os elevará.

Só Deus pode julgar -* 11 Irmãos, não fiquem criticando uns aos outros! Quem critica o irmão ou julga seu irmão, está criticando uma lei e julgando uma lei. E se você julga uma lei, você não é alguém que obedece a uma lei, mas alguém que a julga. 12 Ora, só um é o legislador e juiz: aquele que pode salvar e destruir. Quem é você para julgar o próximo?

Só Deus é o Senhor da vida -* 13 Agora vamos aos que dizem: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro14 E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! 15 Vocês deveriam dizer: «Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo16 Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. 17 Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.




* 4,1-10: O homem é ser inacabado e, por isso, sua vida é busca permanente de realização. Freqüentemente ele a pede a Deus. Por que não é atendido? Porque muitas vezes imagina a sua própria realização dentro dos esquemas de uma sociedade idolátrica, que adora os deuses da riqueza e do poder. Ao invés de realizar-se, a pessoa encontra-se presa da cobiça e da inveja, que produzem todo tipo de conflitos e competições e levam até mesmo à morte. Este é o mundo que se absolutiza e se coloca no lugar de Deus (cf. Mt 6,24). Para chegar à sua própria realização, o homem precisa descobrir-se como criatura e reconhecer que Deus é o único Senhor absoluto, e só a ele se deve adorar e servir. Aí nasce o processo de conversão, pela qual o homem rompe com o espírito do mundo, abandonando o orgulho e a ambição, para tornar-se pequeno e submisso a Deus. E Deus, o único que pode conceder a realização, responde ao anseio do homem, manifestando-lhe a vida e a ação do seu Filho como o sentido e a meta da vida humana.



* 11-12: A lei de que Tiago fala aqui é o mandamento do amor (cf. 2,8). No relacionamento humano não cabe a nós julgar o outro, pois acabaríamos cometendo injustiças. Só Deus pode julgar, pois só ele conhece inteiramente o que é o homem.



* 13-17: Tiago critica os negociantes que, na sua auto-suficiência, imaginam ter domínio total sobre as situações e até sobre a própria vida, fazendo projetos para enriquecer e assegurar uma existência tranqüila (cf. Lc 12,18-20). No entanto, só Deus é o Senhor da vida e destino humanos, só ele conhece o amanhã. Cabe ao homem entregar-se a Deus e fazer o bem.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002