Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3

Força e perigo da língua -* 1 Meus irmãos, não se façam todos de mestres. Vocês bem sabem que seremos julgados com maior severidade, 2 pois todos nós estamos sujeitos a muitos erros.

Aquele que não comete falta no falar, é homem perfeito, capaz de pôr freio ao corpo todo. 3 Quando colocamos freio na boca dos cavalos para que nos obedeçam, nós dirigimos todo o corpo deles. 4 Vejam também os navios: são tão grandes e empurrados por fortes ventos! Entretanto, por um pequenino leme são conduzidos para onde o piloto quer levá-los. 5 A mesma coisa acontece com a língua: é um pequeno membro e, no entanto, se gaba de grandes coisas.

Observem uma fagulha, como acaba incendiando uma floresta imensa! 6 A língua é um fogo, o mundo da maldade. A língua, colocada entre os nossos membros, contamina o corpo inteiro, incendeia o curso da vida, tirando a sua chama da geena. 7 Qualquer espécie de animais ou de aves, de répteis ou de seres marinhos são e foram domados pela raça humana; 8 mas nenhum homem consegue domar a língua. Ela não tem freio e está cheia de veneno mortal. 9 Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 Da mesma boca sai bênção e maldição. Meus irmãos, isso não pode acontecer! 11 Por acaso, a fonte pode fazer jorrar da mesma mina água doce e água salobra? 12 Meus irmãos, por acaso uma figueira pode dar azeitonas, e uma videira pode dar figos? Assim também uma fonte salgada não pode produzir água doce.

A verdadeira sabedoria -* 13 Quem é sábio e inteligente entre vocês? Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde. 14 Mas, se vocês têm no coração ciúme amargo e espírito de rivalidade, não fiquem se gabando e não mintam contra a verdade. 15 Esse tipo de sabedoria não vem do alto; é sabedoria terrena, animal, demoníaca. 16 De fato, onde ciúme e espírito de rivalidade, existe também desordem e todo tipo de ações más. 17 Ao contrário, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacífica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia. 18 Na verdade, um fruto de justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham pela paz.




* 3,1-12: Retoma-se aqui o tema já acenado em 1,19. A riqueza de particulares deste texto faz com que ele possa ser definido como o «código da disciplina da língua». A linguagem é um dos meios mais importantes para a comunicação entre os homens; mas é meio ambíguo: pode construir e pode destruir. Para Tiago, a palavra que o cristão dirige ao próximo deve ser coerente com a palavra que dirige a Deus.



* 13-18: Muitas pessoas se apresentam como «aquelas que sabem tudo». A sabedoria verdadeira, porém, não é a cultura teórica que se aprende em livros, mas é a experiência da vida que se manifesta no discernimento que leva a um comportamento justo e pacífico. Sábio é aquele que nunca pára de aprender. Mais do que ensinar, ele é alguém que está sempre disposto a buscar a verdade junto com os outros.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002