Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

Respeito e solidariedade -* 1 Não repreenda duramente um ancião, mas exorte-o como se fosse um pai. Aos rapazes, como a irmãos. 2 Às senhoras, como a mães. Às moças, como a irmãs, com toda a pureza.

As viúvas -* 3 Honre as viúvas que são realmente viúvas. 4 Porém, se alguma viúva tiver filhos ou netos, estes aprendam primeiramente a cumprir seus deveres para com a própria família e a recompensar os seus pais, pois isso é agradável diante de Deus. 5 Aquela que é verdadeiramente viúva, que ficou sozinha, deposita a sua confiança em Deus e persevera dia e noite em súplicas e orações. 6 Mas a viúva quebusca prazer, mesmo se vive, está morta. 7 Portanto, ordene tudo isso, a fim de que elas sejam irrepreensíveis. 8 Se alguém não cuida dos seus e principalmente dos que são de sua própria casa, esse renegou a e é pior que um incrédulo.

9 A mulherserá inscrita no grupo das viúvas com sessenta anos e não menos, se tiver sido esposa de um só marido, 10 se tiver em seu favor o testemunho de suas boas obras, criado filhos, sido hospitaleira, lavado os pés dos fiéis, socorrido os atribulados, aplicada a toda boa obra. 11 Rejeite as viúvas mais jovens; pois, quando seus desejos se afastam de Cristo, elas querem se casar, 12 tornando-se censuráveis por terem rompido o seu primeiro compromisso. 13 Além disso, elas aprendem a viver ociosas, correndo de casa em casa; elas não são apenas desocupadas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando o que não devem. 14 Desejo, pois, que as viúvas jovens se casem, criem filhos e dirijam a sua casa para não darem ao adversário nenhuma ocasião de maledicência. 15 Porque existem algumas que se desviaram, seguindo a Satanás. 16 Se um fiel tem viúvas em sua família, preste socorro a elas; não se onere a igreja, a fim de que esta possa ajudar aquelas que são verdadeiramente viúvas.

Os presbíteros -* 17 Os presbíteros que exercem bem a presidência são dignos de dupla remuneração, sobretudo os que trabalham no ministério da palavra e da instrução. 18 De fato, assim diz a Escritura: «Não amordace o boi que debulha.» E ainda: «O operário é digno do seu salário19 Não aceite denúncia contra um presbítero, a não ser sob depoimento de duas ou três testemunhas. 20 Repreenda diante de todos aos presbíteros que pecam, a fim de que os demais temam. 21 Eu conjuro você diante de Deus, de Jesus Cristo e dos anjos eleitos: observe essas regras sem preconceito, nada fazendo por favoritismo. 22 Não tenha pressa de impor as mãos em alguém, para não ser cúmplice dos pecados de outrem. Conserve-se puro. 23 Não continue a beber somente água; tome um pouco de vinho, por causa do estômago e das freqüentes fraquezas que você tem.

24 Os pecados de alguns homens se manifestam antes do julgamento, os de outros se manifestam depois. 25 Do mesmo modo, as boas obras são evidentes; e as outras não conseguem ficar ocultas.




* 5,1-2: Numa comunidade cristã, o exercício de um cargo de direção não dá a ninguém o direito de agir com aspereza e prepotência. Pelo contrário, o exercício do cargo é um serviço que se realiza no respeito e na solidariedade com as pessoas.



* 3-16: O texto deve ser entendido na época e nas condições concretas da comunidade. Há três espécies de viúvas: as que têm família e não necessitam de auxílios; aquelas que a igreja deve assistir porque são «verdadeiras viúvas», sozinhas no mundo; aquelas que, assistidas ou não pela igreja, por esta são chamadas para realizar certas funções oficiais, contanto que satisfaçam a sérias exigências. A reticência sobre viúvas jovens talvez se deva a uma experiência negativa de consagração feita e depois abandonada.



* 17-25: Presbítero é uma palavra grega que significa «ancião». Os presbíteros não se distinguem dos dirigentes (= epíscopos) citados acima (3,1-7); sua função é animar a liturgia e ensinar a Sagrada Escritura. Aqui são dadas algumas orientações a respeito de pessoas que exercem cargos de autoridade dentro da igreja; essa função é conferida através do rito da imposição das mãos. Quem a exerce tem direito de receber da comunidade o necessário para viver; devem ser protegidos contra qualquer calúnia; e não é qualquer um que pode ser escolhido. Por outro lado, a comunidade tem direito de exigir que seus dirigentes sejam fiéis aos compromissos assumidos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002