Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

Adultos em Cristo -* 1 Vou dar outro exemplo: durante todo o tempo em que o herdeiro é criança, embora seja dono de tudo, é como se fosse um escravo. 2 Até chegar a data fixada por seu pai, ele fica sob tutores e pessoas que administram seus negócios. 3 O mesmo aconteceu conosco: éramos como crianças e andávamos como escravos, submetidos aos elementos do mundo.

4 Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei 5 para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos. 6 A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai! 7 Portanto, você não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus.

8 No passado, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos de deuses, que na realidade não são deuses. 9 Agora, porém, vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora Deus conhece vocês. Então, como é que vocês querem voltar de novo àqueles elementos fracos e sem valor? Por que vocês querem novamente ficar escravos deles? 10 Vocês observam cuidadosamente dias, meses, estações e anos! 11 Receio que me cansei inutilmente por vocês.

Apelo pessoal de Paulo -* 12 Irmãos, peço que sejam como eu, porque eu também me tornei como vocês. Vocês não me ofenderam em nada. 13 E sabem que foi por causa de uma doença física que eu os evangelizei na primeira vez. 14 E vocês não me desprezaram nem me rejeitaram, apesar do meu físico ser para vocês uma provação. Pelo contrário, me acolheram como a um anjo de Deus ou até como a Jesus Cristo.

15 Onde está a alegria que vocês experimentaram então? Pois eu dou testemunho de que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para me dar. 16 E agora, será que me tornei inimigo, só porque lhes disse a verdade?

17 Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa; o que eles querem é separar vocês de mim, para que se interessem por eles. 18 Seria bom que vocês se interessassem sempre pelo bem, e nãoquando estou presente entre vocês. 19 Meus filhos, sofro novamente como dores de parto, até que Cristo esteja formado em vocês. 20 Gostaria de estar junto de vocês neste momento, e de mudar o tom da minha voz, porque não sei mais que atitude tomar com vocês.

Escravidão e liberdade -* 21 Vocês que querem ficar submetidos à Lei, me digam uma coisa: será que não ouvem o que diz a Lei? 22 De fato, aí está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. 23 O filho da escrava nasceu de modo natural, enquanto o filho da mulher livre nasceu por causa da promessa. 24 Simbolicamente isso quer dizer o seguinte: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma, a do monte Sinai, gera para a escravidão e é representada por Agar 25 (pois o monte Sinai está na Arábia, que é o país de Agar). E Agar corresponde à Jerusalém atual, que é escrava junto com seus filhos. 26 Mas a Jerusalém do alto é livre, e ela é a nossa mãe. 27 Porque está na Escritura: «Alegre-se, estéril, você que não dava à luz! Grite de alegria, você que não conheceu as dores do parto, porque os filhos da abandonada são mais numerosos do que os filhos daquela que tem marido».

28 Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaac. 29 Acontece agora como acontecia naquele tempo: o que nasceu de modo natural persegue aquele que nasceu segundo o Espírito. 30 Mas o que é que diz a Escritura? «Expulse as escrava e o filho dela, porque o filho da escrava não receberá a herança junto com o filho da mulher livre». 31 Portanto, irmãos, nós não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.




* 4,1-11: Paulo coloca no mesmo plano os ritos religiosos pagãos e os ritos judaicos. Se os gálatas se submeterem aos costumes judaicos, estarão vivendo a mesma vida pagã de outrora, submissos e escravos de outras criaturas. O homem de fé deve depender unicamente do seu Criador, de quem se tornou filho, graças a Cristo. Cf. nota em Rm 8,14-17.



* 12-20: Paulo interrompe o raciocínio e, emocionado, relembra o entusiasmo inicial dos gálatas, que o trataram com carinho e como enviado de Deus, apesar de sua enfermidade. Fala com ironia dos intrusos que querem escravizá-los com suas concepções. Por fim, mostra que está gerando os gálatas em novo parto. O primeiro foi quando os gerou para a fé; agora, sofre até que Cristo esteja de tal forma presente na vida deles, a ponto de não precisarem recorrer a qualquer outra coisa.



* 21-31: Paulo se serve das histórias de Agar e Sara (cf. Gn 16,1-16; 21,8-21) para fazer a comparação entre a antiga e a nova Aliança. O filho que Abraão teve com Agar, «de modo natural», é escravo e simboliza os que estão sob a Lei. O filho que Abraão teve com Sara, «por causa da promessa», é livre como aqueles que nasceram do Espírito através da fé em Jesus.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002