noticias

18/02/2020

Temporada 2020 do InovaSUAS da PAULUS começa discutindo Famílias e Planejamento estratégico, na Política Nacional de Assistência Social

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Indicar a um amigo:





Na semana pré-carnaval o Programa de Assessoramento na Assistência Social da PAULUS iniciou suas atividades ao público, em uma temporada que promete novidades e aprofundamento de sua metodologia.

Por meio do Projeto InovaSUAS foram lançados os cursos “As Novas Configurações Sociais no Núcleo Familiar Brasileiro”, “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” e “Planejamento estratégico e comunicação: cinco passos essenciais para construir entidades sustentáveis”.

Os temas propostos, conduzidos respectivamente pelos Professores-Doutores Martinho Condini e Jane Valente e Professor-Mestre Carlos Eduardo Ferrari, visam oferecer subsídios, reflexões e contribuições práticas para o cotidiano dos usuários e trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, contribuindo para o aperfeiçoamento da Política.

No eixo família, a proposta, por um lado, analisa as dinâmicas e desenhos da organização familiar nacional, com seus meandros socioeconômicos e sociológicos. Por outro lado, aborda uma versão atualizada da medida de proteção em Famílias Acolhedoras.

A propósito desse tema, a PAULUS, desde 2013, investe na formação de profissionais dos diversos segmentos da sociedade, tendo sido contribuinte importante na disseminação das boas práticas na área, não somente pela carga horária de formação realizada, mas pela impressão e distribuição gratuita de 40.000 unidades do Livro “Família Acolhedora”, tese de Doutorado da Professora Jane Valente pela PUC – SP. A obra, além do território brasileiro, chegou a mais três países lusófonos, Portugal, Angola e São Tomé e Príncipe.

Na terceira linha de estreia do InovaSUAS, o Planejamento Estratégico Institucional é foco, palmilhando elementos concretos e operacionais para a vida institucional das redes socioassistenciais do país.

No total, serão 176 h/atividades oferecidas para cerca de 150 participantes de vinte e cinco municípios da Grande São Paulo e Minas Gerais, nos três percursos formativos. Dois deles acontecem em São Paulo – um na FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunição, e outro no Auditório da PAULUS Livraria Vila Mariana, e um no município de Campinas, com apoio do Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti, que cedeu espaço.

Formação: As Novas Configurações Sociais no Núcleo Familiar Brasileiro

 

Formação: Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Formação: Planejamento estratégico e comunicação: cinco passos essenciais para construir entidades sustentáveis