Programa Direito e Cidadania realiza primeira formação de 2020

10/03/2020

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

A Assistência Social PAULUS realiza nos dias 09 e 10 de março a formação do Programa Direito e Cidadania “Novas práticas para o cotidiano dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” na cidade de Caçapava (SP). A atividade, que acontece na Casa da Criança de Caçapava, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município.

A partir de exercícios práticos com apoio do material específico do Programa Direito e Cidadania e exposições dialógicas, a formação trabalha os livros “O cheiro das cores” e “Democracia” do Kit de 2019. O programa busca subsidiar os profissionais para o desenvolvimento do Programa Direito e Cidadania como complementação e qualificação de conteúdo dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Na ocasião são discutidas a estruturação e implementação dos percursos no território, relações familiares, comunitárias e o papel dos profissionais do SUAS, o protagonismo das crianças e adolescentes, bem como a contextualização do Programa Direito e Cidadania no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na perspectiva do SUAS hoje.

Comparecem à formação 60 profissionais atuantes na Assistência Social. Além de Caçapava, também estão presentes profissionais dos municípios de Paraibuna, Taubaté. Atuam como formadores nesta ocasião Aurimar Pacheco, coordenador no Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, e Mira Lopes, Analista de Projetos Sociais na Assistência Social PAULUS.