Serviço de Convivência PAULUS realiza encontro com adolescentes

16/10/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Aconteceu na última terça-feira, dia 15 de outubro, o II Encontro de Adolescentes e Jovens. O evento, que teve como tema “Democracia e Cidadania”, ocorreu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) PAULUS, na Freguesia do Ó. Estiveram presentes no encontro os adolescentes dos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CCA) Formando Cidadãos (Vila Mariana) e De Olho no Futuro (Osasco/SP). Também compareceram ao evento os atendidos pelos serviços Centro de Juventude Tijolinho, Centro de Juventude Coração Materno e Associação Cultural Desportiva Bandeirantes, entidades que colaboraram com a articulação estratégica do evento.

O encontro foi estruturado em três eixos de debate, com os temas “O que a Tecnologia tem a ver com Democracia” (apresentado por Fernando Mariano, coordenador do curso de Rádio, TV e Internet na FAPCOM), “Comunicação não-violenta e Direitos Humanos” (apresentada por Luciano Costa, Psicanalista e formador da PAULUS) e “Democracia Participativa é possível?” (Fabiano da Silva, Assistente Social representando o CRAS da Freguesia do Ó). Após as falas iniciais, os adolescentes presentes se dividiram em três grandes grupos para debater os temas e pontuar suas particularidades essenciais. Durante a tarde, os resultados dos Grupos de Trabalho foram apresentados e debatidos em plenária com todos os presentes.

Compilando os resultados de percursos realizados nos três SCFV mantidos pela PAULUS (De Olho no Futuro, Formando Cidadão e PAULUS), o Encontro de Adolescentes e Jovens foi uma oportunidade de compartilhar e refletir as demandas levantadas por esses adolescentes utilizando seu protagonismo como principal metodologia. Estabelece-se assim uma relação mais íntima com as particularidades do processo de amadurecer, elaborando a percepção dessas questões de forma coletiva e compartilhada.