Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “De Olho no Futuro” adapta percurso “10 às 10” para tempos de isolamento social.

16/06/2020

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

O “10 às 10” é uma atividade realizada com a comunidade do território no entorno do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) De Olho no Futuro em Osasco. Todo dia 10 às 10 horas da manhã o tradicional encontro acontecia presencialmente, no entanto, o “novo normal” pediu passagem no florescer dos girassóis que foram plantados outrora, em direção ao esperançar do agora. No dia 10/03, ao som do berimbau, a amizade foi semeada com a cantiga da ciranda descrita abaixo:

Galo cantou
Gira, gira girassol
Iê mundo da volta
Na ciranda dessa flor


A roda se abre
É gratidão
Com esperança e equidade
Salve o berimbau, salve a capoeira, salve a amizade

O evento, que já se tornou tradição no Serviço de Convivência, contou com as novas maracas (instrumentos de origem indígena), construídas com sementes, o que traduz a diversidade cultural presente nos ritmos e danças da “Aquarela Social Brasileira”. Após a semeadura e a rega dos girassóis, canta-se e dança-se a ciranda de ser flor.

No dia 10/06, partindo do “novo normal”, os colaboradores do SCFV gravaram um vídeo da cantiga acima citada e enviaram uma mensagem de esperança para as famílias via WhatsApp, solicitando na sequência que estas enviassem uma foto da planta ou da flor que elas mais gostam. O desfecho dessa atividade foi à criação conjunta de uma mandala da esperança, para que o inconsciente coletivo em permanente fotossíntese impulsione a sincronicidade do bem comum, do bem viver, do bem conviver.