SCFV Formando Cidadãos realiza “Café Com Vivência”

16/06/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

No dia 13 de junho aconteceu mais um encontro temático com as famílias atendidas pelo CCA Formando Cidadãos. Chamado de “Café Com Vivência”, o evento é uma oportunidade para as famílias participarem presencialmente e ativamente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Cada encontro tem um tema, escolhido pelas próprias famílias no início do ano. Até agora já foram “empatia”, “a importância da família”, “planejamento familiar/poupar e investir”, “saúde: prevenção”, “saúde: física e mental”. O último encontro do semestre teve como tema “educação”.

Em cada encontro as famílias são convidadas ao Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Formando Cidadãos para participar de conversas sobre o que pensam de cada tema, suas experiências, suas dúvidas, suas dificuldades e potencialidades, além de contribuírem com cada outra família participante. As conversas também são relacionadas às crianças e adolescentes atendidos, aos temas trabalhados no serviço, às experiências familiares, às rotinas e o que for trazido por cada participante. O encontro também conta com um lanche e café que ficam disponíveis durante toda a conversa, tornando o ambiente mais descontraído e convidativo.

Os encontros do Café Com Vivência são realizados desde 2017 no CCA Formando Cidadãos e surgiram como mais uma ferramenta de convivência e fortalecimento de vínculos. Já participaram diferentes pessoas como mediadoras dos encontros. Um dos efeitos dos encontros é a aproximação entre as crianças, adolescentes e suas famílias. Em agosto serão retomados os encontros, com mais uma série de temas bastante variados e interessantes.