CCA Formando Cidadãos Visita Centro Paralímpico Brasileiro

10/06/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Na última terça-feira, dia 04 de junho, adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Formando Cidadãos fizeram uma visita ao Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). A visita foi parte de uma atividade do SCFV sobre inclusão, tema trabalhado a partir do livro “O Cheiro das Cores”, da PAULUS, e buscou propiciar o conhecimento do local, das práticas lá realizadas e dos atletas em treinamento e competições.

Durante a visita guiada os atendidos tiveram a oportunidade de conhecer a pista de atletismo, piscina, academia, campos de futebol, salas de judô, tênis de mesa e outras estruturas. Na ocasião ocorria uma competição de “futebol de 5” entre seis seleções da América do Sul e foi possível assistir ao jogo entre Colômbia e Chile. O futebol de 5 é praticado por pessoas com algum tipo de deficiência visual que usam vendas para ficarem em condições iguais de competição (apenas os goleiros têm a visão). A bola tem um guizo que situa os jogadores e, por isso, as pessoas assistindo devem ficar em silêncio para não interferir no jogo.

Esta foi mais uma oportunidade de promover a convivência aos jovens atendidos pelo SCFV, propiciando às crianças e adolescentes mais uma oportunidade de exploração ao território. A ocasião os permitiu perceber que a inclusão é fundamental, entrando em contato com situações nas quais pessoas com deficiência podem manifestar suas mais diversas potencialidades.