FAPCOM recebe Seminário sobre Assessoramento

17/06/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Nos dias 11 e 12 de Junho aconteceu no Auditório Tiago Alberione, da FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação em São Paulo (SP), o I Seminário Nacional de Defesa de Direitos e Assessoramento no SUAS (SENARENDAS – Brasil). O evento mobilizou diversas entidades de Assistência Social de todo o território nacional para debater e construir proposições do aprimoramento e o futuro da Defesa de Direitos e do Assessoramento no país.

O evento teve início com a acolhida e apresentação dos Heróis da Convivência, grupo de personagens criado a partir da metodologia de Assessoramento PAULUS aplicada aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) através do Programa Direito e Cidadania. As crianças atendidas pelo SCFV De Olho no Futuro – PAULUS, interagiram com os participantes do Seminário, fomentando convivência e a criação de vínculos entre os presentes.

Após este primeiro momento, a mesa de abertura, composta por Paulo Bazaglia (Diretor Geral da PAULUS), Mariana Neris (Secretaria Especial do Desenvolvimento Social – SNAS), Carlos Eduardo Ferrari (Secretário Executivo da RENDAS Brasil), Rozangela Borota (Conselheira Nacional de Assistência Social – FEBRAEDA) e Eliane Jocelaine (Secretária Municipal de Assistência Social de Campinas) realizou as falas iniciais. Paulo Bazaglia deu início às exposições, sinalizando  “que para além das  leis nacionais, a PAULUS sempre extrapolou, por convicção e por princípios, a prevalência de qualquer calendário de bondades, e escolhemos estar na fila de quem defende os territórios da autonomia do indivíduo na relação com sua comunidade, no protagonismo no seu meio, na proteção das novas gerações firmando compromisso de longa data com o fortalecimento da Política de Assistência Social na sociedade brasileira”. O período da manhã seguiu com diversas apresentações acerca da atual conjuntura da Assistência Social no país.

Durante a tarde do dia 11 também ocorreram quatro rodas de conversa, com os temas “Assessoramento Técnico, Político Administrativo e Financeiro”, “Temário Desenvolvimento Sustentável de Projetos de Cidadania, Inclusão Produtiva, Geração de Renda e Assessoria Técnica no Mundo Rural”, “Produção e difusão de conhecimentos, elaboração e sistematização de pesquisas, novas tecnologias sociais para o fomento da convivência e da autonomia” e “Participação Popular e Controle Social”. De cada um destes eixos foi elaborada uma compilação de dificuldades e desafios encarados pela Assistência em cada campo proposto, tópicos estes utilizados posteriormente para a elaboração do documento final do seminário.

Ao longo dos dois dias de evento as diversas entidades que compõe as Rede Nacional de Defesa e Assessoramento no SUAS (RENDAS Brasil) apresentaram suas Boas Práticas de Assessoramento. PAULUS, ASCAR, Fenapestalozzi, ONCB, Compassion Brasil, FEAC (Conselho Municipal de Campinas) e SBB – Sociedade  Bíblica do Brasil, apresentaram ao público presente diversos exemplos de atividades e resultados deste plural campo de atuação no SUAS.

No encerramento do seminário foi lida a Carta do  I SENARENDAS, documento elaborado a partir das demandas observadas nas rodas de conversa do primeiro dia e que sinaliza as disposições e compromissos da RENDAS daqui em diante.