SCFV “De Olho no Futuro” completa 11 anos

07/08/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Caminhar com a comunidade sempre foi pressuposto básico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “De Olho no Futuro”, afinal sem ela, ele não seria. Seu esqueleto é estruturalmente organizado para articular os músculos que o mantém firme: as pessoas que o habitam. Em cada tijolo uma história, em cada história um desejo, em cada desejo uma potência viva.

01 de Agosto, datifica o que transborda nos dias: O “De Olho no Futuro” é um mutirão constante. Cada dia contém em si a essência primeira de sua existência. Para sublinhar a data, os colaboradores do atendimento acolheram os atendidos e seus familiares com uma bandeira repleta de fotografias retratando as conquistas do território. A comunidade protagonizou um cortejo em homenagem aos moradores mais antigos do bairro, guiados pela música “mutirões”, sintetizadora do processo de construção coletiva do espaço:

Mutirões

Em meados de Outubro de 1998 o trator descia
Para a terraplanagem do futuro
Poucos poderiam imaginar o centro comunitário do Jardim Santa Maria

O tempo se encarregou de mostrar
É preciso sonhar

A construção se deu com muitos braços trabalhando
Mutirões, e as obras foram avançando.

Dia primeiro de Agosto de 2008
Quem diria
Cultura, educação, cidadania.
Estou de Olho no Futuro
No Jardim Santa Maria

(Letra: Pe. Mário Pizzeta / Música: Fábio Maganha)

Na sequência, puderam contemplar uma contação de história elaborada pelos educadores sociais do SCFV. O educador Filipe Macedo emocionou os expectadores com sua narração rica em detalhes e afetos. Por fim, saboreou-se um almoço coletivo que contou com 150 pessoas, dentre as quais 90 eram crianças e adolescentes atendidos e 60 familiares. Um delicioso bolo foi servido em comemoração aos aniversariantes do mês e em celebração da existência do SCFV, menino em idade, mas maduro em suas ações.

Sejamos mutirões.