Caxias do Sul (RS) acolhe o Direito e Cidadania da PAULUS

31/07/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Nos dias 29 e 30 de julho de 2019 o município de Caxias do Sul (RS) acolheu o Programa Direito e Cidadania da PAULUS. A formação ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e mobilizou as redes de proteção social pública e privada do município. A atividade foi conduzida pela formadora Rozângela Borota, advogada, Consultora Institucional e atualmente membro do Conselho Nacional de Assistência Social.

O curso intitulado “Novas Práticas para o cotidiano dos SCFV – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” teve duração de dezesseis horas e constou de discussões sobre a Política Nacional de Assistência Social, com bastante ênfase na elaboração e consolidação dos Percursos Socioassistenciais, itinerário técnico-pedagógico que orienta o desenvolvimento das atividades nos SCFV.

Estiveram presentes 62 trabalhadoras (es) do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, representando 19 Instituições da rede de relacionamento da PAULUS, que simularam diversas possibilidades de realização e gerenciamento de Percursos a partir dos interesses, potenciais, desejos coletivos e visão transformadora dos usuários dos Serviços de Convivência.

O material de apoio de 2019 traz como destaque os livros “Democracia”, de Fernanda Campana, e “O Cheiro da Cores”, de João Pedro Roriz, que apresentam uma atuação protagônica de crianças e adolescentes para garantir direitos ligados ao seu mundo cotidiano.

O Programa Direito e Cidadania compõe as atividades de Assessoramento e Garantia de Direitos da PAULUS, por meio do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, e realiza-se durante o ano em todas as regiões do país.