Programa de Assessoramento da PAULUS Social é realizado em Minas Gerais

19/12/2023

Por Comunicação PAULUS Social

Entre os meses de setembro e dezembro, a PAULUS social ofertou formação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no estado de Minas Gerais. Foram quatro ciclos formativos realizados em Belo Horizonte e Juiz de Fora, com parcerias estabelecidas com o Sindicato Interestadual das instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas – SINIBREF e com a Secretaria de Desenvolvimento Social, respectivamente.

Belo Horizonte recebeu a formação “Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Organização e Prática Cotidiana” – vinculada ao Programa Direito e Cidadania (PDEC), enquanto Juiz de fora, além dessa mesma formação, foi contemplada com processo formativo para o Serviço de Acolhimento Institucional – vinculado ao Programa InovaSUAS.

As atividades do PDEC foram facilitadas por Fernanda Garcia, Assistente Social, professora bolsista no curso de Serviço Social da UNESP – Franca, pesquisadora do grupo de pesquisa “Filosofia, Arte e Política” (FIAPO), doutoranda em Serviço Social pelo PPGSS da Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e bacharel em Serviço Social pela mesma instituição de ensino.  Por sua vez, a atividade do InovaSUAS foi facilitada por Magda Duarte, graduada em psicologia e especialista em Trabalho Social com Famílias. Com vasta experiência como Coordenadora de Programa Social e atuação na gestão de serviços de acolhimento; atualmente é psicóloga da rede municipal de educação do município de Santo André e formadora em serviços de proteção especial de alta complexidade da Política de Assistência Social.

Cerca de 90 trabalhadores entre educadores sociais e técnicos de referência participaram dos ciclos formativos que visam fortalecer e consolidar a execução dos serviços em consonância com os aspectos legais, históricos e conjunturais da Política Nacional de Assistência Social.

O Programa de Assessoramento da PAULUS Social é realizado com ações estruturadas para dialogar e construir coletivamente soluções para as principais demandas da política de Assistência Social no Brasil.