Convivências e famílias

19/12/2023

Por Comunicação PAULUS Social

Celebrar com e para familiares e pessoas responsáveis por nossas crianças e adolescentes é sempre um desafio prazeroso para todos nós, colaboradores do Centro PAULUS de Convivência – Freguesia do Ó. A dedicação de toda a equipe e de nós educadores sociais, começa desde que acolhemos nossos atendidos e se estende para suas casas e familiares, que nos confia a essa missão diária de Garantir os Direitos dessas pessoas que são importantes para nós.

Pensamos com carinho, muito trabalho e pesquisa, os Percursos trilhados pelos conviventes durante o ano todo. Atividades que enfatizaram temas como: Protagonismo, convivência nos esportes, multiculturalidades, saúde mental, cuidados com a natureza e com o nosso território, famílias e suas diversidades, negritudes e afro-convivências… e por aí vai. Muitos temas importantes, para desaguar num dia festivo com os familiares.

Para as famílias, passar um dia conosco em um ambiente de “convivência” tem um simbolismo muito grande, pois aqui, é um lugar que os filhos são e se sentem protegidos; além de conviver e se permitirem ser quem realmente são, a fim de se autoconhecer e perceber o outro enquanto “Ser”. Muitas crianças se sentem à vontade no Centro PAULUS de Convivência, levam notícias, novidades e contam para as famílias o quão significativo é o espaço e as pessoas que contribuem para que o Serviço de Convivência continue atuando nesse lugar.

O dia da festa de encerramento contou com mais de 180 familiares e responsáveis que foram recepcionados pelos colaboradores e com um almoço que já era esperado durante o ano, já que as crianças e adolescentes sempre elogiaram a comida e as atividades propostas para a ocasião; durante o encontro, foram realizadas apresentações que retratam a riqueza da Cultura Popular e suas manifestações brasileiras e que por sinal, foram bem representadas pelos atendidos.  Este dia ficou na memória dos familiares e na história do Centro de Convivência Paulus Freguesia do Ó.