Pós-graduação da PAULUS analisa conjuntura nacional e internacional e encerra semestre letivo com aula-show

18/12/2018

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Na última sexta-feira, 14 de dezembro, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) realizou o fechamento do semestre, oferecendo aos alunos e demais convidados a aula de encerramento cujo tema foi “Análise de Conjuntura: Crises e Desafios”, com um olhar crítico para o contexto atual da sociedade brasileira e internacional e seus rebatimentos na Politica de Assistência Social.

Com as falas de três professores do curso, o momento foi marcado pela linha de tempo pormenorizada e apresentada pela Professora Doutora Márcia Moussallem que evidenciou as nuances politicas e de relações de poder nas últimas três décadas no país e no mundo.

Sob pontos de vista diferentes, os Professores Mestres Carlos Ferrari e Célio Vanderlei protagonizaram um dos pontos altos do debate ao divergirem sobre a tônica do último processo eleitoral.

Para o primeiro, o fato do candidato vencedor da eleição presencial ter sido beneficiado pelo uso de redes sociais, compensou seus oito segundos no programa de televisão. Nessa análise, essa mídia tradicional teria naufragado.

Em réplica o Professor Célio apontou o prevalecimento da mesma em sua longa e histórica escala de manutenção do poder como elemento decisório e embasadora do fenômeno atual.

O Professor Ferrari, em treplica, citou exatamente a falta de análise de conjuntura para a ascensão atual dos segmentos emergentes, já que os intelectuais negavam a possibilidade disso e os instrumentos digitais como fatores de sucesso eleitoral.

Com ampla participação do público, a sessão acadêmica empolgou os presentes e produziu o desejável ambiente de troca de conhecimentos, aprofundamento teórico e pluralidade democrática.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Serviços do SUAS está inserido no contexto das atividades acadêmicas desenvolvidas na FAPCOM (Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação), no que tange ao contexto do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, que desenvolve atividade de ASSESSORAMENTO no campo da Política Pública de Assistência Social.