PAULUS Social realiza formação do Programa Direito e Cidadania em São Paulo (SP)

13/06/2022

Por Imprensa

Nos dias 30 e 31 de maio, a PAULUS Social, em parceria com o Grupo de Organização dos trabalhadores Independentes (GOTI), promoveu a formação sobre o tema “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Vivências dialogadas entre formas e resultados”.

O encontro, que reuniu educadores sociais, técnicos e gestores de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros profissionais da área social, contou com a presença de cerca de 80 participantes de 43 instituições sociais. A  formação  foi  realizada no Centro para crianças e adolescentes Santa Lúcia, localizado no Parque Doroteia em São Paulo (SP).

Segundo os organizadores, a formação teve como base os livros “O espelho da vida”, escrito por João Pedro Roriz e a obra “Família de verdade-verdadeira”, de autoria de Andrea Viviana Taubman. As obras apresentam temas geradores presentes em seus conteúdos que  permitem desdobramentos relacionados ao convívio familiar e comunitário.

Além dos livros citados, os encontros trouxeram as seguintes abordagens: “Estruturação e implementação dos percursos no território”; “Relações familiares, comunitárias e o papel dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”; “O protagonismo das crianças e adolescentes” e “Contextualização do Programa Direito e Cidadania no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na perspectiva do SUAS hoje”.

O evento de formação social foi orientado por Agnaldo Geremias, doutorando em Educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na linha de pesquisa em Formação do Educador para a Interdisciplinaridade. É membro do grupo de formadores da PAULUS Social desde o ano de 2016.

Entre os profissionais presentes também destacam-se os gestores, educadores e técnicos do Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) da região da Pedreira, Zona Sul de São Paulo.

Na ocasião, a PAULUS Social disponibilizou gratuitamente cinco mil kits de livros que posteriormente serão distribuídos para os serviços participantes e destinados aos usuários dos serviços da política de assistência social. Mais uma vez, a formação possibilitou o aprendizado e a interação dos participantes sobre temas importantes do cotidiano social, que visam sempre o desenvolvimento pessoal e coletivo em prol da defesa da vida e promoção humana.