PAULUS Social promove série de formações sobre o Programa Direito e Cidadania em Santo André (SP)

06/06/2022

Por Imprensa

Durante o mês de maio, a PAULUS Social, em parceria com a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (FEASA) e a Secretaria de Promoção Social de Mauá, promoveu uma série de formações para colaboradores, gestores, orientadores e educadores da área social. Nos dias 12 e 13, a formação trabalhou o tema “Orientador social: A prática cotidiana no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”. Na sequência, nos dias 24 e 25, o encontro formativo discorreu sobre a temática “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Vivências dialogadas entre formas e resultados”. Na ocasião, as formações receberam muitos participantes e ocorreu no espaço da PAULUS Livraria localizada na Rua Campos Sales, nº 255 no Centro de Santo André (SP).

Nas formações dos dias 12 e 13, a abertura oficial do evento foi realizada por Alessandro Tiezzi, coordenador da PAULUS Social e por Gilmar Bergmann, gerente da PAULUS Livraria de Santo André. Os primeiros encontros tiveram como finalidade abordar as práticas cotidianas dos orientadores sociais, levando em consideração suas atribuições, demandas e desafios para o alcance dos objetivos esperados para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

De acordo com a organização, esta primeira formação buscou fomentar reflexões críticas que futuramente servirão de subsídios para a qualificação da atuação dos orientadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, considerando as dimensões teóricas e práticas que promovem o fazer socioeducativo.

Além disso, o encontro tratou sobre os principais elementos que estruturam a sociedade brasileira contemporânea e que estabelecem realidades sociais e econômicas historicamente construídas, bem como as normativas que amparam, na perspectiva da proteção social e da garantia de direitos, aqueles e aquelas que são postos à margem da sociedade.

Segundo Mira Lopes, analista de projetos sociais da PAULUS Social, esta formação possibilitou aos participantes compreender o lugar do orientador social na Política de Assistência Social, com ênfase no SCFV,  debatendo, inclusive, a profissionalização dos agentes sociais, seu papel como facilitador do acesso aos direitos, valendo-se de grupos socioeducativos, oficinas artísticas, culturais ou esportivas, como meio para interação e proteção social.

Realizada em parceria com a Secretaria de Promoção Social de Mauá, a formação contou com a participação de 18 instituições locais e foi conduzida por Agnaldo Geremias, doutorando em Educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na linha de pesquisa em Formação do Educador para a Interdisciplinaridade e membro do pool de professores formadores da PAULUS Social desde o ano de 2016.

Já nos dias 24 e 25 de maio, a parceria foi com a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (FEASA) e trabalhou o tema “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Vivências dialogadas entre formas e resultados”. Na ocasião, a formação contou com a participação de representantes de 28 instituições socioassistencias das regiões de Santo André, Mauá e Diadema. Esta segunda formação também foi ministrada pelo professor Agnaldo Geremias.

Segundo os idealizadores, este último evento seguiu o percurso formativo conduzido pelos aspectos normativos, estruturais, relacionais e orgânicos que conferem existência ao SCFV. A dinâmica da formação foi facilitada pela utilização do kit de livros do Programa Direito e Cidadania com títulos inéditos. Entre eles, foram trabalhados os livros-base: “O espelho da vida” e “Família de verdade-verdadeira” – análise, discussão e apresentação de propostas de aplicação dos temas e desdobramentos na família e comunidade, entre outros.