PAULUS realiza monitoramento do Programa Direito e Cidadania em Rio Grande-RS

29/10/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Nos dias 21 e 22 de outubro de 2019 a PAULUS realizou a etapa de monitoramento das atividades do Programa Direito e Cidadania no município de Rio Grande-RS, (317 km da Capital Porto Alegre), com a parceria do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social.

A programação constou da visita da equipe PAULUS a 06 (seis) organizações das redes públicas e privadas do município e entorno todas executantes de Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos – SCFV. Amostra do quantitativo de organizações que receberam a formação “Novas práticas para o Cotidiano dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, nos dias 24 e 25 de junho de 2019, com 16 horas de duração e o material de apoio PDEC – Programa Direito e Cidadania.

A etapa de monitoramento compreende a entrevista com os frequentadores nos SCFV das Instituições parceiras, que respondem questionário estruturado com 31 perguntas que apontam para o desenvolvimento da convivência e do vínculo destes nos SCFV, na relação familiar, com amigos e até mesmo em alguns aspectos de sua vida escolar.

Os pontos em destaque na pesquisa derivam diretamente do trabalho realizado a partir do material oferecido (KIT-PDEC 2019), composto por 04 (quatro) livros paradidáticos e um jogo cooperativo que sustentam a formulação de percursos de atividades pelos usuários dos Serviços. Nessa etapa foram entrevistados 65 usuários dos SCFV, entre crianças, adolescentes, adultos, com deficiências ou não.

Na interação da PAULUS nas diversas regiões do país, destacam-se as manifestações das culturas locais que se misturam no atendimento social a proposta metodológica, resultando um novo olhar para o fazer social da Politica de Assistência Social brasileira.

Na Instituição Mansão da Paz, a equipe de orientadores sociais e um grupo de 22 crianças fizeram apresentação das danças tradicionais gaúchas, a partir de percurso realizado no Serviço, tendo por base o livro Democracia, da autora Fernanda Campana, obra componente do Programa Direito e Cidadania da PAULUS.