PAULUS e Entidades Socioassistenciais da Zona Sul de São Paulo firmam parcerias.

03/07/2014

Por Comunicação Assistência Social

Buscando ampliar sua rede de relacionamentos no município de São Paulo, a PAULUS, por meio de seu Departamento de Assistência Social, estreita laços operacionais com o movimento popular organizado da cidade, sobretudo aqueles que executam a Política de Assistência Social.

Neste sentido foi realizada em 30 de junho, mais uma reunião entre a PAULUS e representantes de diversas entidades socioassistenciais da Zona Sul da Capital, mas especificamente com lideranças das regiões do M’Boi Mirim e Campo Limpo, para ajustes de procedimentos para uma nova parceria.

O encontro aconteceu no Clube da Turma, gerenciado pela Instituição Social Bom Jesus, representada pela Coordenadora Regina Alves. Também estiveram presentes Regina Paixão da Sociedade Santos Mártires, Luciana de Oliveira Araújo do Movimento Comunitário Vila San Remo e Edinardo Nascimento, da Associação Santa Cecília. Os presentes, para além de suas agremiações constituem coordenação de um movimento regional de defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS composto ainda por outras dezenas de entidades socioassistenciais daqueles territórios.

Como encaminhamento a PAULUS fará Assessoramento aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apontados pelas Instituições parceiras, com o Programa Direito e Cidadania, que consiste na formação profissional para Orientadores Sociais, distribuição gratuita de material de apoio para o trabalho social e subsequente Monitoramento dos processos e desfecho do Programa. Como finalização será realizado Seminário local para avaliação técnica dos resultados.

A formação programada deverá atender oitenta educadores, com carga horária de 32 horas/atividades, e será conduzida pelo formador da PAULUS, Professor Carlos Eduardo Ferrari, referência na área de Assistência Social no país, principalmente por ser ex-presidente Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

Além do Programa Direito e Cidadania, está sendo estudada a realização de um Curso de Extensão Comunitária na região, cuja temática principal deverá ser a estruturação geral da Política de Assistência Social e o sistema constituído para sua gestão e execução na cidade. Uma das questões levantadas durante o encontro foi a ausência de domínio sobre a legislação referente aos serviços socioassistenciais por parte dos trabalhadores da área, provocando redução de resultados na política, dissonâncias no entendimento geral das ações na rede e todas as consequências de desgaste e engessamento de fluxos.

Ficou evidente a necessidade de uma formação que busque explanar cuidadosamente sobre os trâmites legais, concepções filosóficas, metodologias de trabalhos e planos de execução da Política, para assim minimizar os ruídos entre as instituições.

Por outro lado, ficou definido que a PAULUS dedicará duas páginas de sua incursão bimestral na Revista FILANTROPIA, publicação conveniada que cede dez páginas a serem utilizadas em seções distintas, sendo agora protagonizada por esses atores novos no espaço MULTIPLICANDO O SUAS / Conselhos e Conselheiros.

O estabelecimento dessa nova relação amplia o alcance da política de Assessoramento que o Departamento de Assistência Social vem se dedicando ao longo dos últimos anos. Até então as ações do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, em São Paulo resumiam-se a cursos presenciais nos espaços próprios, pertencentes a Faculdade PAULUS de Comunicação e Tecnologia Social / FAPCOM. Diferentemente de outros momentos, esse novo lócus de ação torna fértil a proposta de Assessoramento da PAULUS, consolidando sua performance na maior metrópole do país.

De acordo com nossa prática de parceria, é facilmente demonstrado o entusiasmo com esse estreitamento de laços com as organizações da zona sul de São Paulo, que alimenta o ideário coletivo da PAULUS no estabelecimento funcional de todas as ações do Núcleo no território. “Haverá um novo olhar sobre a região a partir dos resultados que conseguirmos.”, sugere uma das lideranças locais, sobre a iniciativa.

Todos os resultados das ações desenvolvidas serão registradas em uma publicação especial organizada pela PAULUS, com a participação efetiva profissionais do Departamento.

 

Reunião com a PAULUS e seus parceiros
Reunião com os representantes da PAULUS e parcerias.