CCA PAULUS realiza conclusão de percurso.

17/11/2017

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Entre os dias 18 e 25 de outubro aconteceu a “Mostra de Ações Protagônicas”, evento que finalizou o percurso “Protagonismo” iniciado no mês de agosto pelas crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CCA Formando Cidadãos, CCA Paulus e CCA De Olho no Futuro. Todos estiveram muito envolvidos nas produções de várias ações com base nas demandas infantil e adolescente.

O tema foi “O ser e o fazer”, ancorado em situações provocativas do cotidiano e na consciente necessidade de discutir, refletir e encontrar caminhos para a convivência em um mundo mais igual e justo. Para se chegar ao resultado pensado, foram realizados diálogos sobre o conhecimento do tema e o sentido a ele atribuído; significado e melhor compreensão temática para colocá-la em prática juntamente com o público atendido; votação das demandas para a ação; elaboração de roteiro, com tarefas para cada etapa, como a abordagem do tema, projeção das personagens, chuva de ideias, escrita do projeto de ação, execução, finalização e culminância.

Seguindo a proposta de protagonismo, em vez de os Orientadores Sociais prepararem as atividades para as crianças e adolescentes as executarem, estes mesmos, dentro de seus grupos e de acordo com suas percepções, escolheram os assuntos que iriam tratar no trimestre, e tudo isso orientado pelo livro Meninas Equilibristas (de Alexandre Carvalho), que trata do protagonismo de crianças e adolescentes dentro de uma comunidade.

No CCA Paulus, as ações dos adolescentes sob os títulos “Gosto de brincar, mas não sou um brinquedo”, trataram do enfrentamento da violência sexual da multiplicação de práticas de autodefesa. Esta ação aconteceu na Escola Municipal Pacciccaco; “Caminho para a imaginação?” desenvolveu-se em parceria com o CRAS Freguesia do Ó/Brasilândia, buscando reforçar o acervo bibliográfico desse equipamento disponível às famílias atendidas; “PARE”, ação em favor do enfrentamento ao uso de drogas e o alerta à fase especial da adolescência que sofre as consequências pessoais, sociais e desencadeia conflito na relação com seus familiares e a sociedade. Esta ação aconteceu na Praça Santa Marcela; “Sustentabilidade na geração futura” foi um alerta à comunidade do entorno para um diálogo sobre os problemas reais enfrentados nas adjacências do Serviço, como a ocupação de praças e espaços públicos adequados à utilização e enquanto direito ao usufruto de todos. Esta ação foi realizada na Praça Antônia Espinosa Picerni.

No Protagonismo Infantil, as ações foram “Transitando com segurança”, na qual realizaram uma mobilização dos moradores na Rua Dias Velho para reivindicar segurança e efetivar a sinalização de transito na via de acesso onde está localizado o Serviço. Nessa ação esteve presente uma equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para avaliar a solicitação, e “A praça é nossa”, ação para alertar tanto os moradores da região para a conservação e preservação da praça e dos equipamentos lá instalados, tanto quanto da Subprefeitura da Freguesia/Brasilândia como pelo ideal de praça pública como direito de todos. Esta ação aconteceu também na Praça Antônia Espinosa Picerni, onde esteve presente um representante da Subprefeitura regional.