CCA De Olho no Futuro realiza conclusão de percurso.

17/11/2017

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Entre os dias 18 e 25 de outubro aconteceu a “Mostra de Ações Protagônicas”, evento que finalizou o percurso “Protagonismo” iniciado no mês de agosto pelas crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CCA Formando Cidadãos, CCA Paulus e CCA De Olho no Futuro. Todos estiveram muito envolvidos nas produções de várias ações com base nas demandas infantil e adolescente.

O tema foi “O ser e o fazer”, ancorado em situações provocativas do cotidiano e na consciente necessidade de discutir, refletir e encontrar caminhos para a convivência em um mundo mais igual e justo. Para se chegar ao resultado pensado, foram realizados diálogos sobre o conhecimento do tema e o sentido a ele atribuído; significado e melhor compreensão temática para colocá-la em prática juntamente com o público atendido; votação das demandas para a ação; elaboração de roteiro, com tarefas para cada etapa, como a abordagem do tema, projeção das personagens, chuva de ideias, escrita do projeto de ação, execução, finalização e culminância.

Seguindo a proposta de protagonismo, em vez de os Orientadores Sociais prepararem as atividades para as crianças e adolescentes as executarem, estes mesmos, dentro de seus grupos e de acordo com suas percepções, escolheram os assuntos que iriam tratar no trimestre, e tudo isso orientado pelo livro Meninas Equilibristas (de Alexandre Carvalho), que trata do protagonismo de crianças e adolescentes dentro de uma comunidade.

No Serviço De Olho no Futuro, as ações no Protagonismo adolescente foram “Um Olhar sobre as pessoas com deficiência”, que tratou da empatia, do conhecimento e da multiplicação sobre as práticas de inclusão inscritas em Lei, enquanto no entorno do CCA inexiste condições de mobilidade para essas pessoas. A ação aconteceu nas ruas adjacentes ao CCA; “Lixo no lixo, não lixo no chão” mobilizou a comunidade para potencializar práticas de conservação e preservação do Parque Ambiental Santa Maria, espaço adjacente ao CCA, onde dezenas de pessoas circulam diariamente.

No Protagonismo Infantil, as ações foram “De olho nos animais”, que trouxe para a comunidade discussões sobre o abandono e os maus tratos de animais domésticos, como também práticas de cuidados. Para a sensibilização foram compostas letra, melodia e manifestações pelo bairro. A ação “Unidos pelo transito” mobilizou os moradores do Jardim Santa Maria acerca da necessidade de se observar e respeitar constantemente as regras e normas de convivência no trânsito de pessoas e veículos pelas ruas do bairro. Essa ação resultou na construção de um vídeo com brinquedos representando a convivência ideal no transito e registro de depoimentos.