Atendidos do CCA Formando Cidadãos visitam o Memorial da América Latina

09/12/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Promovendo acessos e direitos

Na quinta-feira, dia 05 de dezembro, 23 atendidos do CCA Formando Cidadãos fizeram uma visita ao Memorial da América Latina, localizado no bairro da Barra Funda. Foram acompanhados por educadores da equipe em atividade externa que promoveu mais acessos e direitos do que é imaginado: utilizaram o metrô como transporte, se deslocaram a um bairro que não conheciam, ampliando a noção territorial dentro da cidade, visitaram as exposições “Arte Urbana” e “Batman 80 – A exposição”, tendo acesso à cultura e lazer, além de despertar a percepção da convivência comunitária enquanto conectada com relações sociais mais amplas. Todos esses pontos são de grande importância e fazem parte do escopo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Pela oportunidade, os atendidos fizeram um piquenique e aproveitaram ainda mais o espaço do Memorial. Com a visita em período único, crianças e adolescentes que frequentam o serviço nos períodos da manhã e da tarde também tiveram mais uma possibilidade de se conhecerem, reverem uns aos outros e conviverem para além dos muros do CCA.

A ideia de propiciar atividades externas é muito mais ampla do que a de um passeio, pois está diretamente ligada aos objetivos do SCFV. Foi possibilitado que as crianças e os adolescentes tivessem a experiência de transitarem pela cidade, conhecerem novos locais (muitos com entrada gratuita), utilizarem o transporte público, ampliarem o conhecimento e o repertório cultural e de lazer, terem maior convivência tanto com seus pares quanto com cidadãos que compartilham os mesmos locais e conversarem sobre essas experiências com seus familiares, sabendo que possuem acesso a tantos lugares diferentes, podendo retornar posteriormente, quando oportuno for.