Atendidos do CCA Formando Cidadãos visitam o Centro Cultural São Paulo

12/12/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Promovendo acessos e direitos

Fechando o ciclo de atividades externas de 2019, na quarta-feira, dia 11 de dezembro, as crianças dos períodos manhã e tarde fizeram uma visita ao Centro Cultural São Paulo, também conhecido como Centro Cultural Vergueiro. A ideia era realizar uma saída com os atendidos para que conhecessem um local diferente dentro da cidade e utilizassem o transporte público, além, é claro, de terem um dia de diversão e aprendizados. Os participantes foram de metrô, saindo da estação Vila Mariana até a estação Vergueiro, sendo, para muitos, a primeira experiência neste transporte.

O Centro Cultural São Paulo é um espaço público, de entrada gratuita e com bastante espaço aberto para práticas de atividades culturais e de lazer. Também conta com uma biblioteca, espaço para refeições, área verde e um cinema (com algumas sessões pagas e algumas gratuitas). Lá também acontecem algumas exposições e oficinas para o público. As crianças fizeram um piquenique e exploraram bastante o local, conhecendo os diferentes espaços e observando algumas apresentações que aconteciam.

As atividades externas acontecem com objetivos maiores que um passeio: para muitos é uma oportunidade de utilizar o transporte público; de conhecer um local diferente e que podem frequentar com suas famílias; de terem seus direitos de lazer, cultura e convivência garantidos. A equipe do CCA Formando Cidadãos trabalha o ano inteiro pensando em possibilidades para oferecer às crianças e adolescentes atendidos experiências que proporcionem novas práticas. Gerando alterações de rotinas, horários, transportes, e o mais importante: estimulando a convivência além dos muros do CCA.