25 de maio: 6º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo
25 de maio: 6º Domingo da Páscoa

O DEFENSOR DA IGREJA

No meio de uma sociedade violenta que persegue e mata, Jesus nos garante um defensor, um advogado que permaneça sempre conosco e nos acompanhe e apoie. Assim, com o auxílio desse defensor, a prática de Jesus prolonga-se na vida dos cristãos. Não estamos sós nem abandonados neste mundo, pois Jesus nos prometeu o Espírito consolador.

Não é o papa, não são os bispos e padres nem são os cristãos leigos que sustentam e defendem a Igreja e lhe dão perenidade, mas é o Espírito Santo, prometido por Jesus antes de se despedir dos seus seguidores. A “Igreja” é morada do Espírito, que a anima e a conduz à vivência do amor, pois sem o amor não há comunidade cristã que se proponha seguir os passos do Mestre.

Jesus, no discurso de despedida, não nos deixa uma doutrina ou um manual de instruções, mas nos pede a vivência do amor e nos promete o Espírito da verdade. As doutrinas podem passar, a catequese pode mudar, mas o mandamento do amor e o Espírito continuarão inseparáveis e permanecerão para sempre.

O Espírito prometido por Jesus “permanecerá sempre conosco”. Mataram a Jesus, tentaram destruir seu projeto, mas o Espírito sempre estará atuando junto aos seus, sempre estará vivo no mundo. Se o acolhermos, não nos sentiremos órfãos nem abandonados.

O problema é que muitas vezes preferimos fechar os ouvidos para não ouvir a voz do Espírito, pois suas exigências nos parecem muito pesadas; preferimos fechar os olhos para não enxergar os desafios para os quais o Espírito nos envia; preferimos ouvir outras vozes que nos tranquilizam e não nos comprometem; preferimos ver com os óculos escuros que embaçam o caminho que leva ao encontro do outro.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar