19 de junho: Corpus Christi | Paulus Editora

O Domingo
19 de junho: Corpus Christi

O PÃO QUE VEM DO CÉU

Jesus, no evangelho desta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, apresenta-se como o “pão descido do céu”. É o pão eucarístico que comungamos nas missas e é a palavra de Deus, a mensagem do Pai que nos alimenta toda vez que participamos da eucaristia e da celebração da Palavra. O pão da eucaristia e o pão da Palavra são o alimento de todo cristão.

Logo a seguir, escandalizando as autoridades judaicas, Jesus diz que sua própria carne é para ser comida e seu sangue é para ser bebido. Todo alimento que ingerimos é assimilado, torna-se parte de nós, transforma-se em nossa própria carne. Alimentar-se de Jesus é identificar-se com ele. Comer a carne e beber o sangue de Jesus é deixar-nos transformar em novos cristãos, é ser fermento e sal no meio da sociedade, é permitir que Cristo se encarne em nós e o nosso viver passe a refletir a vida dele. Isso, porém, não acontece de forma mágica.

Cristo se oferece a nós como alimento e como bebida para saciar nossa fome e sede de justiça, paz e amor.

Santo Tomás diz que Cristo ofereceu “seu corpo a Deus Pai como sacrifício no altar da cruz para nossa reconciliação; seu sangue, ele o derramou ao mesmo tempo como preço do nosso resgate e purificação de todos os nossos pecados. A fim de que permanecesse para sempre entre nós o memorial de tão imenso benefício, sob as aparências do pão e do vinho, deixou o seu corpo como alimento e o seu sangue como bebida”.

A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é a festa do pão eucarístico e do pão que alimenta dia a dia a vida de todo ser humano. Cristo é o pão descido do céu; dádiva celeste é também o pão como símbolo do alimento cotidiano, não porque cai do céu de forma mágica, mas porque para as famílias é uma bênção ter diariamente o alimento nas mesas. Cristo é pão não apenas porque se apresenta como tal, mas porque alimentou o povo faminto e nos ensinou ser a partilha o grande milagre que não deixa ninguém passar fome.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar