23 de março – 3° Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
23 de março – 3° Domingo da Quaresma

O ENCONTRO TRANSFORMADOR

Os evangelhos estão cheios de episódios sobre pessoas que tiveram sua vida transformada para sempre ao encontrar-se com Jesus Cristo. Ter um encontro pessoal com Cristo leva a ter a certeza da cura, da libertação, da solidariedade, da salvação, de uma vida nova… Com a samaritana do evangelho deste domingo não foi diferente. O encontro com Jesus no poço de Jacó mudou radicalmente a vida dessa mulher.

É interessante observar o seu progresso na descoberta da pessoa de Cristo. Para ela, no começo, ele era somente um viajante judeu, depois se torna senhor; depois é um profeta, em seguida é o Messias; por fim, juntamente com sua gente, proclama-o salvador do mundo.

“Uma característica comum a todas estas narrações é a força transformadora que encerram e manifestam os encontros com Jesus, visto que desencadeiam um autêntico processo de conversão, comunhão e solidariedade. E um dos encontros mais significativos é o da samaritana”, como dizia João Paulo II. Tudo mudou para ela naquele dia graças ao encontro com o Senhor Jesus, que a deixou abalada a ponto de abandonar o pote de água e correr para anunciar às pessoas da aldeia a sua descoberta e a sua felicidade: “Vinde ver um homem que me disse tudo quanto fiz. Não será ele o Messias?” Por causa do seu testemunho, muitos samaritanos abraçaram a fé em Jesus e ele teve de ficar ali por dois dias.

A exemplo da samaritana, nós também nos encontramos com Jesus Cristo no nosso dia a dia, na celebração da Palavra, na oração pessoal, no trabalho, no campo ou pelas estradas, e ele se manifesta na pessoa de um amigo, de algum desconhecido… Nesses encontros, Jesus tem sempre algo para nos dizer, tem sempre orientações para nos propor que guiam a nossa vida rumo à felicidade e à plena realização. Será que esses encontros com o Senhor transformam o nosso ser? Porque, na verdade, o fato de encontrar Jesus deveria nos transformar em oferendas vivas, em testemunhas vivas de Cristo. E ser testemunha de Jesus é refletir, viver e praticar tudo que ele ensinou: o amor, o perdão, a solidariedade…

Irmãos e irmãs, este tempo da Quaresma é particularmente favorável para que cada um de nós faça um bom exame de consciência e descubra se a própria vida e conduta têm refletido o rosto amável de Jesus Cristo.

Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar