17 de novembro – 33º DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
17 de novembro – 33º DOMINGO COMUM

A QUE LEVA O TRABALHO?

Em sua segunda carta aos fiéis de Tessalônica, o apóstolo Paulo fala-nos do trabalho-o qual, sem reducionismo, entendemos como todo tipo de atividade laboral, seja intelectual, industrial, manual, serviçal ou artística, seja realizado pelo homem ou pela mulher.

O trabalho é um grande bem do homem e da mulher, uma vez que, por meio dele, não só transformam a natureza, mas se realizam como indivíduos. Ou seja, tornam-se mais humanos. Por ser, em essência, um processo que mobilizam dinamismo pessoal, mais do que uma ação objetiva e produtiva, o trabalho envolve a pessoa em sua totalidade: corpo e espírito. Portanto, temos de considerá-lo não como pena, castigo ou fatalidade, e menos ainda como mero “ganha-pão”, mas como dever e direito, como bênção de Deus para a nossa realização pessoal.

Podemos ainda ver nele uma segunda característica, a de obra da criação. De fato, além de promover a realização da pessoa, o trabalho é participação e colaboração na atividade criadora de Deus, que entregou sua obra ao ser humano para que este lhe dê continuidade em favor da vida do mundo. Por isso, todo trabalhador é um criador. A consciência de que o trabalho humano é participação na obra da criação de Deus está presente nos ensinamentos do Concílio Vaticano II(cf. Gaudium et Spes, n. 34).

Outra característica é sua importância para a construção da paz social. Como em Tessalônica, atualmente há quem viva de rendas e dividendos à custa da exploração da mão de obra barata, do trabalho escravo, dos salários de fome etc. O assalariado brasileiro trabalha, mas com o fruto desse trabalho mal consegue comprar o alimento. Isso sem falar das horas de trabalho nos finais de semana,que lhe roubam o lazer e a possibilidade do convívio social e familiar. A fé e a mensagem cristã não afastam o crente da edificação do mundo nem o induzem ao alheamento dos outros e do progresso;ao contrário, impõem-lhe o dever de contribuir para o bem de toda a humanidade. O que elas fazem principalmente, hoje por meio do apóstolo na segunda leitura, é apontar pistas para o grave clamor da classe trabalhadora, que grita em alta voz: “Nós trabalhamos, mas não comemos”.

Jorge Alves Luiz, ssp

 

 


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar