12 de janeiro – Batismo do Senhor | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
12 de janeiro – Batismo do Senhor

O NOSSO COMPROMISSO BATISMAL

Com a celebração do Batismo do Senhor, concluímos o tempo do Natal e passamos ao tempo litúrgico comum. Tempo que vai nos revelar a missão de Jesus e o chamado feito a cada um de nós no dia do nosso batismo: sermos anunciadores da boa-nova do Reino.

O batismo de João era de arrependimento e conversão; por isso, Jesus não precisaria ter sido batizado, visto que nele não havia pecado algum. Mas o Senhor busca o batismo e se solidariza com o povo, une-se com quem precisa ser salvo. Jesus quis, desde o início da sua missão, pôr-se ao lado dos pecadores, pobres, marginalizados, rejeitados… Fez-se um deles, aceitou a condição deles, para percorrer com eles o caminho rumo à liberdade. De que modo se comporta, em nossos dias, a nossa comunidade? Manifesta solidariedade com os que na vida erraram ou, em vez disso, julga-os, condena-os, falando mal deles?

O Espírito Santo se manifesta sobre Jesus quando este é batizado por João. Ao mesmo tempo, Jesus é revelado como Filho amado do Pai. Também nós, ao sermos submetidos à infusão da água batismal em nome da Trindade, recebemos o Espírito e fomos proclamados filhos e filhas amados do Pai. O Espírito é a força que nos prepara e impulsiona para a missão. E esta requer que nos despojemos de privilégios pessoais e de toda mentalidade exclusivista a fim de estarmos livres para mergulhar no mundo em que vivemos e ir ao encontro das irmãs e irmãos necessitados da nossa dedicação e acolhida.

O batismo nos põe diante da grandeza de nossa vocação cristã. A exemplo de Jesus, o cristão é convidado a viver sob a inspiração do Espírito Santo, fazendo de sua vida um anúncio da caridade e da reconciliação. Assim, somos chamados a sair de nossa casa, de nosso lugar seguro e de nosso comodismo para assumir, na comunidade, a missão que o Senhor nos deu.

Mas nem sempre estamos à altura dessa missão. De fato, se todo cristão batizado fosse realmente participante da missão de Jesus, não haveria, na comunidade e na sociedade, pessoas marginalizadas, abandonadas, pobres, carentes de amor. Essa é uma preocupação que merece atenção e cuidado.

Senhor, fazei-nos compreender nosso batismo como engajamento na missão de Jesus, vosso Filho, enviado para trazer a salvação à humanidade.

Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar