Viver em comunidade para a missão – Um chamado à Vida Religiosa Consagrada | Paulus Editora

Releases

25/04/2013

Viver em comunidade para a missão – Um chamado à Vida Religiosa Consagrada

Por Imprensa

Serviço
Título: Viver em comunidade para a missão – Um chamado à Vida Religiosa Consagrada
Autor: José Lisboa Moreira de Oliveira
Coleção: Vida Consagrada
Acabamento: Costurado
Formato: 13, 5 cm x 21 cm
Páginas: 120
Área de interesse: Teologia

“No seguimento de Jesus, o estar juntos só tem sentido quando converge para a missão (Mc 3, 13-19).  Assim, a vida fraterna em comunidade cultivada na Vida Religiosa Consagrada também só tem significado quando vivida em razão da missão recebida do Espírito ‘em vista do bem de todos’” (1Cor 12,7).

Seguindo essa perspectiva e inaugurando a coleção Vida Consagrada, a PAULUS apresenta Viver em comunidade para a missão – Um chamado à Vida Religiosa Consagrada, de José Lisboa Moreira de Oliveira, obra que pretende aprofundar essas entre outras questões, começando pela diferença entre vida fraterna cristã e em comunidade, chamando a atenção para o risco do comunitarismo.

Dividido em seis capítulos, o livro analisa o sentido e o significado de uma comunidade voltada para a missão, a vocação apostólica das comunidades de vida consagrada e a relação que existe entre a vida fraterna, votos, carismas e missão.

Na primeira parte, o autor tem como objetivo mostrar que a dimensão da vida fraterna em comunidade, própria do cristianismo, encontra sérios obstáculos no atual contexto. A segunda faz uma análise do verdadeiro sentido de comunidade cristã. Já o terceiro, aborda o sentido e o significado de uma comunidade para a missão.

Após estas três questões, o autor prossegue para a quarta parte, na qual abordará a vocação apostólica das comunidades de vida consagrada e na quinta, aprofundará a relação existente entre vida fraterna, votos e missão. Por fim, no sexto capítulo, a obra irá extrair a reflexão e conclusões práticas de todos aqueles que possam estimular uma vivência da vida em comunidade.

“Os primeiros cristãos tinham plena consciência de que eram chamados não para formar um ‘clube de amigos’, mas para serem enviados em missão. A razão da vida fraterna não era a amizade, a ajuda mútua, mas o envio, embora ambos não ficassem excluídas da vida em comunidade”, conclui o autor.

José Lisboa Moreira de Oliveira é doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Autor de vários livros e dezenas de artigos sobre o tema da vocação e da animação vocacional, dentre eles Qual o sentido da vocação e da missão? e Acompanhamento de vocações homossexuais , ambos pela PAULUS. Foi assessor do Setor Vocações e Ministérios da CNBB (1999-2003), presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (2002-2006) e membro da Equipe de Reflexão Teológica da CRB Nacional (2003-2006). Atualmente é professor na Universidade católica de Brasília.