Filósofo aborda questões centrais do pensamento contemporâneo em novo livro da PAULUS | Paulus Editora

Releases

21/12/2011

Filósofo aborda questões centrais do pensamento contemporâneo em novo livro da PAULUS

Por adm

Título: Antropologia filosófica contemporânea – Subjetividade e inversão teórica
Autor: Manfredo Araújo de Oliveira
Coleção: Filosofia
Acabamento: Costurado
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 288
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

A concepção da subjetividade e da liberdade que dizem respeito à questão central da antropologia filosófica – “que é o ser humano?” – voltou a ser uma pergunta fundamental na antropologia filosófica contemporânea.
Guiado por perspectiva, Manfredo Araújo de Oliveira, doutor em filosofia, escreveu Antropologia filosófica contemporânea – Subjetividade e inversão teórica. A obra, publicada pela PAULUS, é mais uma excelente contribuição da editora neste campo e pretende elucidar pontos importantes relacionados ao assunto.

“Este livro pretende confrontar-se com estas duas questões básicas, que são centrais no pensamento contemporâneo: a centralidade da subjetividade (intersubjetividade) e as novas concepções do ser humano”, afirma o autor.

Dividido em duas partes, o livro distingue pelo menos três grandes direções na consideração dessa problemática: o fisicalismo, cuja característica central é a importância decisiva dada às ciências no tratamento de uma concepção do ser humano; as filosofias da finitude, vertentes nas quais o ser humano será visto exclusivamente como existência concreta no mundo, na sociedade e na história; e finalmente o pragmatismo, que se pauta pela concepção correspondencial de verdade pela análise semântica de expressões linguísticas.

 “Separada do ser e instituída como instância de possibilitação de qualquer conhecimento válido, a subjetividade conquista uma centralidade determinante na teoria filosófica. Ora, essa postura fundamental ainda é hegemônica no pensamento contemporâneo. Permanece, de diferentes formas, fundamental aqui o papel da subjetividade numa teoria filosófica: o quadro teórico transcendental se caracteriza pela centralidade da subjetividade que constitui a instância determinante de tudo o que é pensado”, explica Oliveira.

Muito bem elaborado, o presente trabalho possui vastas notas de referência, auxiliando o leitor na compreensão dos conceitos apresentados. Além disso, Antropologia filosófica contemporânea – Subjetividade e inversão teórica, da tradicional coleção Filosofia, é resultado de pesquisa séria e consistente, tornando-se leitura obrigatória para estudantes, professores e profissionais da área que desejam aprofundar seus conhecimentos nessa temática.

Manfredo Araújo de Oliveira nasceu em 1941, em Limoeiro do Norte, no Ceará. É mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, doutor em Filosofia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, na Alemanha, professor titular de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, tendo sido professor visitante na pós-graduação em Filosofia da PUC de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e no CESEP, em São Paulo. Pela PAULUS, publicou: Ética, direito e democracia (2ª edição).