Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

A comunidade é sacramento do Espírito -* 1 Um homem chamado Ananias fez um acordo com sua esposa Safira: vendeu uma propriedade que possuía, 2 reteve uma parte do dinheiro para si e entregou a outra parte, colocando-a aos pés dos apóstolos. 3 E Pedro lhe perguntou: «Ananias, por que você deixou Satanás tomar posse do seu coração? Por que você está mentindo para o Espírito Santo, conservando uma parte do preço do terreno? 4 Você não podia conservá-lo para si sem vendê-lo? E mesmo que o vendesse, você não podia ficar com todo o dinheiro? Então, por que fez isso? Você não mentiu para os homens, mas para Deus». 5 Ao ouvir isso, Ananias caiu no chão e morreu. E grande temor se apoderou de todos os que estavam ouvindo. 6 Os mais jovens se levantaram, enrolaram o corpo de Ananias num lençol e o levaram para enterrar.

7 Umas três horas mais tarde, chegou a esposa de Ananias, sem saber o que havia acontecido. 8 Pedro lhe perguntou: «É verdade que vocês venderam o terreno por esse preço?» Ela respondeu: «Sim, foi por esse preço». 9 Então Pedro disse: ‘Por que vocês fizeram acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Os que foram enterrar seu marido estão chegando. Eles vão levar você também!» 10 No mesmo instante, Safira caiu aos pés de Pedro e morreu. Quando os jovens entraram, a encontraram morta e a levaram para enterrar junto do marido. 11 E grande temor se espalhou por toda a Igreja e entre todos aqueles que ouviram falar do que havia acontecido.

Terceiro retrato da comunidade -* 12 Muitos sinais e prodígios eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E todos os fiéis se reuniam em grupo no Pórtico de Salomão. 13 Os outros não se atreviam a juntar-se a eles, mas o povo os elogiava muito. 14 Uma multidão cada vez maior de homens e mulheres aderia ao Senhor, pela . 15 Chegaram ao ponto de transportar doentes para as praças, em esteiras e camas, para que Pedro, ao passar, pelo menos a sua sombra cobrisse alguns deles. 16 A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas tomadas por espíritos maus. E todos eram curados.

Ninguém aprisiona a mensagem de vida -* 17 Então o sumo sacerdote, com todo o seu partido - isto é, o partido dos saduceus, - ficaram cheios de raiva, 18 e mandaram prender os apóstolos e jogá-los na cadeia pública.

19 Durante a noite, porém, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20 «Vão ao Templo e lá continuem a anunciar ao povo toda a mensagem da vida21 Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar.

Obedecer a Deus e não aos homens -* O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio, isto é, o Conselho das pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22 Os servos, ao chegarem à prisão, não os encontraram, e voltaram dizendo: 23 «Encontramos a prisão cuidadosamente fechada e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguémdentro

24 Ao ouvir essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os chefes dos sacerdotes não sabiam o que pensar e se perguntavam o que poderia ter acontecido. 25 Chegou alguém que disse para eles: «Os homens que vocês colocaram na prisão estão no Templo ensinando o povo26 Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

27 Levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: 28 «Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse homem29 Então Pedro e os outros apóstolos responderam: «É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. 30 O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-o numa cruz. 31 Mas Deus com a sua direita o exaltou, tornando-o Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. 32 E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem33 Enfurecidos por essas palavras, os conselheiros estavam decididos a matar os apóstolos.

De onde vem esse projeto? -* 34 Levantou-se, então, no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel. Era doutor da Lei, e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35 Depois disse: «Homens de Israel, vejam bem o que estão para fazer contra esses homens. 36 Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram e nada mais restou. 37 Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele acabou mal, e todos os seus seguidores se dispersaram. 38 Quanto ao que está acontecendo agora, dou-lhes um conselho: não se preocupem com esses homens, e os soltem. Porque, se o projeto ou atividade deles é de origem humana, será destruído; 39 mas, se vem de Deus, vocês não conseguirão aniquilá-los. Cuidado para não se meterem contra Deus!» Os participantes do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40 Chamaram os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41 Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem merecido sofrer insultos por causa do nome de Jesus. 42 E cada dia, no Templo e pelas casas, não paravam de ensinar e anunciar a Boa Notícia de Jesus Messias.




* 5,1-11: A sovinice e ostentação, típicas de uma sociedade pagã baseada no espírito de posse, ameaçam infiltrar-se na comunidade e falsificar o senso de comunhão que gera fraternidade e partilha. A comunidade é sacramento da presença do Espírito: mentir para ela é mentir para o Espírito; falsificá-la, é falsificar o próprio testemunho cristão. Para transformar a sociedade, a comunidade precisa ser coerente e viver a fraternidade e a partilha. Ser cristão não admite mediocridade. Pela primeira vez aparece nos Atos o termo Igreja (v. 11).



* 12-16: O terceiro retrato mostra como a ação de Jesus ressuscitado continua na prática da comunidade cristã. Esta realiza a ação que liberta da alienação a consciência («espíritos maus»). Conseqüentemente, liberta os corpos oprimidos (doenças). A sombra de Pedro relembra a própria ação de Deus protegendo o povo no tempo do Êxodo. Favorecido, o povo acolhe e adere à ação da comunidade; «outros» (v. 13) temem o poder das autoridades e não se atrevem a pertencer a esse grupo inovador.



* 17-21a: Os dominadores sentem que a prática da comunidade ameaça o poder deles, e, por isso, tentam abafar-lhe o testemunho. Mas a mensagem de vida não pode ficar presa. O anjo do Senhor, personificando a ação libertadora do Espírito, liberta e impulsiona as testemunhas a lutarem exatamente no Templo, terreno dos dominadores.



* 21b-33: As autoridades se reúnem para decidir sobre a sorte dos apóstolos. Enquanto isso, estes ensinam o povo, que já está disposto a tomar uma atitude contra os poderosos. Apesar da proibição (cf. 4,18), os apóstolos continuam ensinando em nome de Jesus. Interrogado, Pedro mostra a razão da desobediência: Ressuscitando a Jesus, Deus julga e desautoriza a autoridade do Sinédrio, que o condenou e matou. A ressurreição é o fundamento da liberdade de testemunhar.



* 34-42: Para as autoridades, o fenômeno cristão é movimento de insurreição política, como qualquer outro. Gamaliel apresenta o significado profundo do confronto com o movimento cristão. Por trás do princípio de tolerância e também de liberdade, mais acima afirmada por Pedro (4,19s), está em jogo uma opção radical: obedecer a Deus ou aos homens; adotar a lógica de Deus na liberdade que provém da vitória sobre a morte, ou obedecer à lógica humana, que tem como fundamento o medo da morte e que se firma no poder repressivo que provoca tortura e morte. Mas, o cristianismo vem de Deus, ninguém poderá detê-lo...






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002