Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

O Messias virá de Belém -* 1 Mas você, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá! É de você que sairá para mim aquele que de ser o chefe de Israel! A origem dele é antiga, desde tempos remotos. 2 Pois Deus os entregaaté que a mãe à luz, e o resto dos irmãos volte aos israelitas. 3 De , ele governará com a própria força de Javé, com a majestade do nome de Javé, seu Deus. E habitarão tranqüilos, pois ele estenderá o seu poder até as extremidades da terra. 4 Ele próprio será a paz. Se a Assíria invadir o nosso território e quiser pisar o interior de nossos palácios, poremos em luta contra eles sete pastores e oito comandantes. 5 Eles vão governar a Assíria com espada, a terra de Nemrod com punhal. Ele nos livrará da Assíria, se invadirem o nosso território, se atravessarem nossas fronteiras.

Esperança e julgamento -* 6 O resto de Jacó estará no meio de povos numerosos, como o orvalho que vem de Javé ou a chuva sobre a grama verde. Eles não colocam sua esperança no ser humano, nem depende do homem. 7 O resto de Jacó no meio de povos numerosos será como leão entre as feras selvagens, como leãozinho no meio de um rebanho de ovelhas, o qual, quando ataca, logo esmaga e estraçalha, e ninguém pode salvar. 8 Ergue a mão contra seus adversários, e todos os seus inimigos serão destruídos.

9 Nesse dia, acontecerá - oráculo de Javé - que eu destruirei do seu meio os cavalos e farei desaparecer todos os seus carros de guerra. 10 Destruirei as cidades fortificadas do país e eliminarei todos os quartéis. 11 De suas mãos vou tirar os objetos mágicos e você não terá mais adivinhos. 12 Destruirei as imagens dos deuses e os monumentos pagãos que existem no meio de você. E você nunca mais vai adorar a obra de suas próprias mãos. 13 Derrubarei do meio de você os pilares sagrados e destruirei todos os seus bosques sagrados. 14 Com ira e furor eu me vingo das nações que não me obedecem.




* 9-14: Ao invés de assegurar a justiça e a tranqüilidade do povo, os chefes de Jerusalém provocaram a sua dispersão e exílio. Javé, porém, encontrará meios para resgatar o povo, que ainda sofre as dores dos males causados. As dores são do parto, isto é, sinal de vida, e não de agonia, que é sinal de morte.



* 5,1-5: O novo Messias virá de Belém, como Davi (cf. 1Sm 16,1-13). Mateus compreendeu este oráculo como anúncio do lugar onde nasceria Jesus (Mt 2,5-6). Deus escolhe os incapazes e os fracos para confundir os poderosos e os fortes. Falando da mãe que está para dar à luz, o trecho alude à promessa feita por Is 7,14, alguns anos antes, na qual a tradição cristã reconheceu o anúncio do nascimento de Jesus (cf. Mt 1,23). Os vv. 4-5 exprimem a esperança que o povo de Deus manifesta de sobreviver às grandes potências opressoras, como a Assíria e a Babilônia (= terra de Nemrod).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002