Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

8

Javé é o único Senhor -* 1 Ponha a trombeta na boca! A desgraça mergulha como águia sobre a casa de Javé. Eles quebraram a minha aliança, rejeitaram a minha lei. 2 Eles gritam: «Deus de Israel, nós te conhecemos3 No entanto, Israel recusou o bem, e o inimigo o perseguirá. 4 Nomearam reis sem o meu consentimento, escolheram príncipes sem eu ficar sabendo; com sua prata e ouro fizeram ídolos para a sua perdição. 5 Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou contra ele. Até quando vocês serão incapazes de inocência, ó filhos de Israel? 6 Esse bezerro foi fabricado por um escultor; ele não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços. 7 Semeiam ventos, colherão tempestades; talo sem espiga não pode dar farinha e, mesmo se desse, os estrangeiros é que iriam comer.

8 Israel foi devorado. Entre as nações ele agora é objeto sem valor. 9 Quando foram pedir socorro à Assíria, então Efraim, jumento solitário, tentou contratar amantes para si. 10 Mesmo que os contratem dentre as nações, eu agora os reunirei, e eles tremerão sob o peso do rei soberano. 11 Efraim multiplicou seus altares para pecar; só para pecar lhe serviram. 12 Escrevi muitas leis para ele, mas elas foram consideradas como coisa estranha. 13 Ainda que ofereçam sacrifícios e comam a carne, não agradarão a Javé. Ele se lembrará das culpas deles, castigará os seus pecados e os mandará de volta para o Egito. 14 Israel se esqueceu de Deus, seu criador, e passou a construir palácios. Judá, de sua parte, construiu fortalezas. Pois eu porei fogo nas cidades fortificadas e queimarei todos os seus quartéis.




* 8,1-14: Nestes oráculos, a transgressão da Aliança e a rejeição da Lei de Deus se caracterizam pela violação do primeiro mandamento: «Não terás outros deuses diante de mim» (Ex 20,3; Dt 5,7). Os ídolos se multiplicam e se avolumam em Israel: o bezerro de ouro se transforma em divindade que protege a economia (vv. 5-6); os golpes de Estado e o poderio militar são considerados como elementos absolutos de segurança nacional (vv. 4 e 14); a segurança externa é depositada nas alianças com nações estrangeiras (vv. 9-10). Assim, o culto a Javé se esvazia, desligado de toda a realidade econômica e política (v. 13). Oséias vê tudo isso como esquecimento daquelas bases da nova sociedade estabelecida por Moisés no deserto e como retorno à época da escravidão no Egito (v. 13). E tudo isso leva o país a uma situação cada vez mais caótica, que favorece a avançada do grande inimigo: a Assíria (vv. 7 e 10).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002