Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

As autoridades são culpadas -* 1 Ouçam isto, sacerdotes; preste atenção, casa de Israel; escute, casa do rei! A sentença é contra vocês. Vocês se tornaram uma armadilha preparada em Masfa, uma rede armada sobre o Tabor, 2 e uma fossa profunda em Sitim; mas sou eu quem castigo a todos. 3 Conheço bem Efraim, e Israel não me é estranho! Efraim caiu na prostituição, e Israel se contaminou. 4 Suas ações não permitem que eles se convertam ao seu Deus. Um espírito de prostituição está dentro deles e, por isso, não conhecem a Javé. 5 O orgulho de Israel o condena; Israel e Efraim tropeçam na sua própria maldade; e também Judá acaba tropeçando com eles. 6 Irão procurar a Javé, levando carneiros e bezerros, mas não poderão encontrá-lo, porque se afastou deles. 7 Eles enganaram Javé, gerando filhos bastardos: agora um conquistador os devorará junto com seus campos.

Guerra entre irmãos -* 8 Toquem a trombeta em Gabaá, toquem a corneta em Ramá, soem o alarma em Bet-Áven. Estão atrás de você, Benjamim! 9 Efraim será uma ruína no dia do castigo. É uma coisa certa que eu estou proclamando contra as tribos de Israel.

10 Os chefes de Judá são como aqueles que roubam terras: sobre eles eu derramo a água da minha ira. 11 Efraim é um opressor, passa por cima do direito, corre atrás da mentira. 12 Pois eu vou ser uma traça para Efraim; como cárie, vou roer a casa de Judá. 13 Efraim percebeu a sua doença, Judá viu a sua ferida. Efraim foi procurar a Assíria, Judá enviou mensageiros ao grande rei. Mas não é este quem lhes dará saúde, não é ele quem vai curar as feridas de vocês. 14 Pois eu serei um leão para Efraim, um filhote de leão para a casa de Judá. Estraçalho tudo e vou-me embora, carrego minha presa e ninguém vai tirá-la de mim. 15 Vou-me embora, volto para a minha casa, até que reconheçam a sua culpa e venham procurar a minha face. Na hora do aperto, eles vão me procurar.




* 5,1-7: Além do povo («casa de Israel») e dos líderes religiosos («sacerdotes»), agora Oséias se dirige também aos líderes políticos («casa do rei»). Os governantes são culpados porque, juntamente com os sacerdotes, apresentam ao povo falsos absolutos, causando assim um clima de corrupção e perversão em todo o país («espírito de prostituição»). Esse clima impede enxergar o caminho certo e tira até a possibilidade de conversão. O culto, então, se torna vazio, sem nenhum sentido.



* 8-15: Estamos na época em que os reinos do Norte (Efraim) e do Sul (Judá) procuram conquistar novos territórios, inclusive disputando entre si o território de Benjamim. Nessa luta fratricida, os dois reinos buscam o apoio das potências estrangeiras, violando o pacto que deveria reinar entre os reinos irmãos e provocando, assim, a ira de Javé. Tal projeto político jamais poderá dar bons resultados, porque o próprio Javé se comporta como inimigo. No entanto, Javé ficará sempre à espera de que ambos se convertam e o procurem.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002