Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

II. PROCESSO CONTRA UM POVO ADÚLTERO

Corrupção geral -* 1 Ouçam a palavra de Javé, filhos de Israel! Javé abre um processo contra os moradores do país, pois não mais fidelidade, nem amor, nem conhecimento de Deus no país. 2 juramento falso e mentira, assassínio e roubo, adultério e violência; e sangue derramado se ajunta a sangue derramado. 3 Por isso, a terra geme e seus moradores desfalecem; as feras, aves do céu e até peixes do mar estão desaparecendo.

Os sacerdotes são os maiores culpados -* 4 Embora ninguém acuse, ninguém conteste, eu levanto acusação contra você, sacerdote! 5 Você tropeça de dia, o profeta tropeça com você de noite e você faz perecer a sua própria mãe. 6 O meu povo está morrendo por falta de conhecimento. Porque você rejeita o conhecimento, eu também o rejeitarei como meu sacerdote; você esqueceu a lei do seu Deus; eu também esquecerei os filhos de você. 7 Quanto mais se multiplicaram, tanto mais pecaram contra mim; trocarei a boa fama deles pela desonra. 8 Esses sacerdotes vivem do pecado do meu povo e querem que o povo continue pecando. 9 Acontecerá a mesma coisa ao povo e ao sacerdote: vou castigar a cada um por seu mau procedimento, vou fazer cada um pagar por todos os seus atos; 10 comerão sem ficar satisfeitos, vão se dar à prostituição sem tirar nenhum proveito, pois eles abandonaram Javé para entregar-se à prostituição.

O povo se extravia -* 11 O vinho e o licor tiram a razão. 12 O meu povo consulta um pedaço de madeira, e seu bastão lhe uma resposta, porque um espírito de prostituição os extravia e eles se prostituem, afastando-se do seu Deus. 13 Vivem oferecendo sacrifícios no alto dos montes, queimando incenso sobre as colinas ou debaixo de um carvalho, de um salgueiro ou de um terebinto, cuja sombra lhes agrade. Por isso, as filhas de vocês se prostituem e as suas noras cometem adultério. 14 Eu não vou castigar suas filhas por se prostituírem, nem suas noras por cometerem adultério, pois vocês mesmos andam com prostitutas e sacrificam com as prostitutas sagradas. Um povo sem entendimento caminha para a perdição.

15 Se você se faz de prostituta, ó Israel, que não caia Judá no mesmo pecado! Deixem de fazer romarias a Guilgal, não subam a Bet-Áven, não jurem pela vida de Javé. 16 Se Israel é arisco como uma novilha brava, como é que Javé irá guiá-lo como a um cordeiro em campo aberto? 17 Efraim se aliou aos ídolos, 18 e se fez acompanhar de beberrões; entregaram-se à prostituição, preferiram a desonra à dignidade. 19 Um furacão levará tudo em suas asas e eles se envergonharão de seus sacrifícios.




* 4,1-9,9: Temos aqui uma série de oráculos de ameaça e denúncia, mostrando os crimes que comprovam a infidelidade de Israel à Aliança. O alvo principal são os responsáveis por essa infidelidade: sacerdotes, profetas e reis.

4,1-3: Agora o profeta passa a denunciar as infidelidades de Israel. Tanto a terra como seus habitantes sofrem as causas dessa «prostituição». E a base para a denúncia do profeta é a violação do decálogo: matam, roubam, levantam falso testemunho, cometem adultério, tomam o nome de Deus em vão.



* 4-10: Em Israel, os sacerdotes têm dupla função: presidir ao culto e instruir o povo segundo as normas da Aliança. Oséias os acusa de não instruir o povo, para que este multiplique suas faltas e ofereça mais sacrifícios para se livrar de seus pecados. Desse modo os sacerdotes acabam lucrando às custas da ignorância do povo.



* 11-19: Por falta de instrução (v. 14), o povo abandona o projeto de Javé para se prostituir, isto é, para fazer aliança com ídolos, os falsos absolutos que geram todo tipo de corrupção, levando o povo a perder a própria dignidade.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002