Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

27

Tiro: naufrágio da sociedade consumista -* 1 Recebi de Javé a seguinte mensagem: 2 «Criatura humana, entoe uma lamentação sobre Tiro. 3 Diga a Tiro, que está situada à beira-mar e que faz comércio com povos e numerosas ilhas: Assim diz o Senhor Javé: Tiro, você dizia: ‘Eu sou um navio de beleza perfeita!’ 4 O coração do mar era o seu território e seus construtores capricharam em sua beleza. 5 Fizeram com pinho de Sanir o seu madeiramento e com cedros do Líbano fizeram seus mastros. 6 Fabricaram seus remos com carvalhos de Basã. Seu convés era de marfim, incrustado em madeira de cipreste trazida das ilhas de Cetim. 7 Suas velas eram de linho bordado do Egito, formando sua bandeira. Sua cobertura era de púrpura e escarlate das ilhas de Elisa. 8 Cidadãos de Sidônia e Arvad eram os seus remadores. Os sábios de Tiro eram seus pilotos. 9 Os anciãos de Gebal e seus sábios estavam com você para consertar seus estragos.

Todos os navios do mar e seus marinheiros faziam comércio com você. 10 Persas, lídios e líbios eram guerreiros do seu exército: penduravam seus escudos e capacetes em você, e lhe garantiam a força. 11 Os de Arvad com seu exército ficavam ao redor de suas muralhas. Os gamadeus lhe vigiavam as torres e penduravam seus escudos ao longo das muralhas, coroando-lhe a beleza. 12 Társis era seu freguês por causa das riquezas que você possuía; trocavam prata, ferro, estanho e chumbo por suas mercadorias. 13 Javã, Tubal e Mosoc negociavam com você, trocando escravos e objetos de bronze por mantimentos. 14 De Bet-Togorma traziam cavalos, corcéis e jumentos. 15 Os dadanitas negociavam com você. Muitas ilhas eram suas clientes, trazendo marfim e ébano como tributo. 16 Edom era seu freguês por causa da variedade de seus produtos; em troca, trazia turquesa, púrpura escarlate, linho, coral e rubis. 17 Judá e o país de Israel também negociavam com você, fornecendo trigo de Minit, perfumes, mel, azeite e bálsamo. 18 Também Damasco era sua cliente, por causa da riqueza que você possuía e pela variedade de suas mercadorias; em troca, trazia vinho de Helbon e de Saar. 19 e Javã forneciam de Uzal ferro trabalhado, cássia e cana aromática, em troca de suas mercadorias. 20 Dadã negociava artigos de montaria. 21 Também a Arábia e os xeiques de Cedar eram seus clientes, negociando com você cordeiros, carneiros e cabritos. 22 Os comerciantes de Sabá e de Reema também negociavam com você, fornecendo toda espécie de perfumes, pedras preciosas e ouro, em troca de suas mercadorias. 23 Harã, Quene e Éden, os comerciantes de Sabá, da Assíria e de Quelmad, negociavam com você. 24 No seu mercado, eles trabalhavam com tecidos caros: mantos de púrpura, bordados, tapetes coloridos e cordas retorcidas e fortes. 25 Os navios de Társis transportavam as mercadorias de você.

Assim, você se tornou rica e gloriosa no meio do mar. 26 Foram seus remadores que levaram você por vastos mares. Mas o vento oriental quebrou você no meio do mar, 27 e suas riquezas, artigos e mercadorias, marinheiros e pilotos, oficiais de reparação e vendedores, todos os guerreiros e toda a tripulação de bordo afundarão no meio do mar, no dia do seu naufrágio. 28 As praias vão tremer com o grito dos marinheiros. 29 Todos os remadores saltarão de seus navios. Marinheiros e capitães ficarão em terra. 30 Farão lamentações por você e gritarão amargamente; jogarão cinza na cabeça e rolarão no . 31 Por você, rasparão a cabeça e se vestirão de luto. Por você, chorarão amargurados, com tristeza de funeral. 32 Por você, entoarão uma lamentação e cantarão, dizendo: ‘Quem era como Tiro, fortaleza no meio do mar?’ 33 Trazendo mercadorias de além-mar, você abastecia muitos povos. Com preciosidades e produtos você enriquecia os reis da terra. 34 Agora, você está despedaçada no meio do mar, dentro das águas profundas; sua carga e seus tripulantes afundaram com você. 35 Todos os habitantes das ilhas ficam espantados, e seus reis ficam com o rosto transtornado, com arrepios de pavor. 36 Os mercadores de todas as nações assobiam assustados, porque você se tornou objeto de espanto, e nunca mais existirá».




* 27,1-36: Situada numa ilha, Tiro é comparada a um navio de luxo, que vive do comércio e termina em naufrágio. O capítulo é um documento crítico sobre a sociedade materialista e consumista que enriquece cada vez mais os poderosos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002