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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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Uma política temerária -* 1 «Entoe uma lamentação sobre os chefes de Israel: 2 A sua mãe, quem era ela? Era uma leoa no meio de leões, deitada com os leõezinhos à sua volta, amamentando seus filhotes. 3 Um de seus filhotes, ela o criou até que ele se tornou leão adulto. Ele aprendeu a estraçalhar a presa e começou a devorar gente. 4 As nações tramaram contra ele, que acabou caindo na armadilha delas. Preso por uma argola, elas o levaram para a terra do Egito. 5 A leoa sentiu-se decepcionada, e sua esperança se perdeu. Então ela pegou mais um de seus filhotes e fez dele um leão adulto. 6 Ele começou a andar no meio dos leões, e era um animal adulto de verdade. Aprendeu a estraçalhar a presa e começou a devorar gente, 7 a derrubar seus palácios e destruir suas cidades. O país e a população toda ficavam apavorados a um simples rugido seu. 8 Contra ele reuniram-se as nações, todas as regiões vizinhas. Armaram contra ele sua rede, e ele caiu na armadilha delas. 9 Depois o puseram na jaula, com uma argola no focinho. Assim o levaram para o rei da Babilônia e o conduziram à prisão, para que ninguém ouvisse o seu rugido nos montes de Israel.

Causa da ruína do povo -* 10 Sua mãe era como parreira plantada à beira dágua. Produzia bastante e ficava frondosa, porque havia boa umidade. 11 Seus ramos eram fortes, bons para se tornarem cetros reais. A sua altura sobressaía por cima das copas, a sua imponência se destacava pela quantidade de ramos. 12 Ela, porém, foi arrancada com raiva e jogada ao chão. O vento leste acabou de secá-la e os seus frutos despencaram. Os seus fortes ramos secaram e foram destruídos pelo fogo. 13 Agora ela está plantada no deserto, em chão duro e seco. 14 O fogo sai do seu tronco e queima seus ramos e frutos. Nela não mais ramo forte, um cetro para governar».

Essa é uma lamentação, e como lamentação se deve cantar.




* 19,1-9: Em forma de lamentação, o poema retrata os últimos tempos da realeza em Judá. A leoa representa o povo, os filhotes são os reis. O primeiro leãozinho (vv. 3-4) é o rei Joacaz, deposto pelo Faraó Necao e levado para o Egito (cf. 2Rs 20,3-34). O segundo (vv. 5-9) é o rei Jeconias que, depois de reinar três meses, foi levado para a Babilônia (cf. 2Rs 24,8-17). A política temerária desses dois, servindo ao jogo das grandes potências, acabou produzindo a ruína de todo o povo.



* 10-14: A videira é um símbolo clássico do povo de Israel. O motivo que levou esse povo a ter suas instituições arruinadas e a quase perder sua identidade foi a corrupção de seus dirigentes (cf. Is 5,1-7; Mc 12,1-12).






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