Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

11

Não se iludam! -* 1 O espírito me pegou e me levou para a porta oriental do Templo de Javé, isto é, a porta que para o oriente. E aí estavam, à entrada da porta, vinte e cinco indivíduos. Entre eles vi Jezonias, filho de Azur, e Feltias, filho de Banaías, chefes do povo. 2 Então Javé me disse: «Criatura humana, são esses os homens que tramam o crime e planejam a desgraça nesta cidade. 3 Eles dizem: ‘Agora não é hora de construir casas. Isto aqui é uma panela, e nós somos a carne’. 4 Por isso, profetize contra eles. Profetize, criatura humana».

5 Então sobre mim pousou o espírito de Javé e me disse: «Diga: Assim diz Javé: É isso que vocês dizem, casa de Israel! Eu conheço as suas tramas. 6 Vocês fizeram um número muito grande de mortos na cidade, e encheram as ruas de cadáveres. 7 Por isso, assim diz o Senhor Javé: Esses mortos que vocês puseram no meio dela é que são a carne, enquanto a cidade é a panela, mas eu vou tirar vocês. 8 Estão com medo da espada? Pois eu vou trazer a espada contra vocês - oráculo do Senhor Javé. 9 Tirarei vocês dessa panela e os entregarei nas mãos de estrangeiros. É assim que vou executar a minha sentença. 10 Vocês cairão atingidos pela espada dentro do território de Israel. Eu julgarei vocês! E vocês ficarão sabendo que eu sou Javé. 11 Jerusalém não será para vocês uma panela, nem vocês vão ser carne guardada dentro dela. É no território de Israel que eu julgarei vocês. 12 Então vocês ficarão sabendo que eu sou Javé, cujos estatutos vocês não seguiram e cujas normas não cumpriram. Ao contrário, vocês imitaram os costumes das nações vizinhas».

13 Mal acabei de profetizar, e morreu Feltias, filho de Banaías. Então caí com o rosto por terra e gritei bem alto: «Ah! Senhor Javé, tu estás acabando com o resto de Israel

Javé prefere os exilados -* 14 Recebi então de Javé uma mensagem, que me dizia: 15 «Criatura humana, os moradores de Jerusalém dizem aos seus irmãos, aos seus parentes e a toda a casa de Israel: ‘Vocês estão longe de Javé. Foi para nós que Javé deu a terra como propriedade’. 16 Por isso, diga-lhes: Assim diz o Senhor Javé: Dado que eu os levei para longe, para o meio das nações pagãs, e por algum tempo os espalhei entre as nações, eu mesmo serei para eles um santuário em qualquer país para onde tenham ido. 17 Diga, portanto: Assim diz o Senhor Javé: Eu vou recolher vocês do meio dos povos, vou ajuntá-los de todos os países para os quais foram levados, e lhes darei depois a terra de Israel. 18 Logo quechegarem, eles removerão dela todos os seus ídolos e abominações. 19 Darei a eles um coração íntegro, e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirarei do peito deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 20 Tudo isso para que sigam os meus estatutos e ponham em prática as minhas normas. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 21 Mas, se o coração deles for atrás de seus ídolos e abominações, eu farei que sofram as conseqüências de suas ações - oráculo do Senhor Javé».

Javé sai ao encontro dos exilados -* 22 Então os querubins levantaram as asas junto com as rodas. E a glória do Deus de Israel estava sobre eles. 23 A glória de Javé saiu de cima da cidade e foi pousar no monte que fica ao oriente da cidade.

24 O espírito me ergueu e me levou de volta para a Caldéia, para junto dos exilados, numa visão inspirada pelo espírito de Deus. E a visão desapareceu. 25 Depois contei aos exilados tudo o que Javé me havia revelado.




* 11,1-13: Os vv. 1-3 se referem aos que escaparam da primeira deportação (597 a.C.). Eles se consideram privilegiados por Deus e continuam a praticar a idolatria e a injustiça. O profeta os adverte: escapar de uma desgraça não é sinal de salvação, pois, a qualquer momento, eles poderão sofrer as conseqüências de sua prática injusta. Gozar de situação privilegiada não é sinal da aprovação de Deus para a vida que levamos; ao contrário, poderá transformar-se em desgraça maior, se não houver mudança de vida e uma prática de acordo com o projeto de Deus.



* 14-21: Aos presunçosos moradores de Jerusalém que escaparam da primeira deportação (v. 15), o profeta responde: Javé prefere os exilados, porque no exílio eles passam por um processo de conversão. Javé realizará um novo êxodo e uma nova aliança, agora concretizada, numa profunda mudança interior (coração de carne), que é inspirada pelo próprio Deus (espírito novo). A condição é que os exilados tenham o coração íntegro, isto é, deixem a idolatria e sirvam somente a Javé, colocando em prática o projeto dele (estatutos e normas, apresentados no livro do Deuteronômio).



* 22-25: Cf. nota em 10,1-22.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002