Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

2

Uma cidade para todos -* 1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém: 2 No final dos tempos, o monte do Templo de Javé estará firmemente plantado no mais alto dos montes, e será mais alto que as colinas. Para lá correrão todas as nações. 3 Para lá irão muitos povos, dizendo: «Venham! Vamos subir à montanha de Javé, vamos ao Templo do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos, e possamos caminhar em suas veredas». Pois de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de Javé. 4 Então ele julgará as nações e será o árbitro de povos numerosos. De suas espadas eles fabricarão enxadas, e de suas lanças farão foices. Nenhuma nação pegará em armas contra outra, e ninguém mais vai se treinar para a guerra. 5 Venha, casa de Jacó: vamos caminhar à luz de Javé.

A raiz da idolatria -* 6 Rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó, pois eles estão cheios de adivinhos orientais, de feiticeiros como os filisteus, e fizeram aliança com estrangeiros. 7 Seu país está cheio de ouro e prata, seus tesouros não têm fim; seu país está cheio de cavalos, seus carros de guerra não têm conta; 8 seu país está cheio de ídolos: eles adoram a obra de suas próprias mãos, aquilo que seus próprios dedos fabricaram. 9 Por isso, o homem será dobrado e o mortal será rebaixado, pois tu não os perdoarás. 10 Fuja para os rochedos e esconda-se no , diante do terror de Javé e do esplendor de sua majestade. 11 Os olhos orgulhosos serão abaixados, a arrogância humana será humilhada. Nesse dia, somente Javé será exaltado.

12 Pois haverá um dia de Javé dos exércitos contra todo orgulhoso e arrogante, contra todo aquele que se eleva e se engrandece; 13 contra todos os altos cedros do Líbano, contra todos os carvalhos de Basã, 14 contra todos os altos montes, contra todas as colinas elevadas; 15 contra todas as torres altas, contra todas as muralhas invencíveis, 16 contra todos os navios de Társis, contra todos os barcos de luxo. 17 O orgulho do homem será abatido, a arrogância humana será humilhada. Nesse dia, somente Javé será exaltado.

18 Os ídolos desaparecerão completamente. 19 Escondam-se nas grutas de rochedos e nas fendas da terra, diante do terror de Javé e do esplendor de sua majestade, quando ele se levantar para aterrorizar a terra. 20 Nesse dia, o homem atirará aos ratos e morcegos seus ídolos de prata e ouro, que fez para adorar; 21 e se esconderá nos buracos de rochedos e nas fendas de penhascos, diante do terror de Javé e do esplendor de sua majestade, quando ele se levantar para aterrorizar a terra.

22 Deixem de confiar no homem, que tem o fôlego no seu nariz: o que é que ele pode valer?




* 2,1-5: Este oráculo é um acréscimo posterior e relembra os temas do Terceiro Isaías (Is 56-66): no futuro, os povos pagãos se dirigirão a Jerusalém para participar da Aliança, e então haverá paz definitiva. O Novo Testamento retoma o tema em Ap 21,1-22,5. A paz é imaginada pelo profeta como transformação total em Israel e no relacionamento entre as nações. Os instrumentos de destruição serão transformados em instrumentos que produzem vida.



* 6-22: Isaías denuncia a auto-suficiência humana como raiz da idolatria. Para sustentar-se como absoluto, o homem vai criando falsos deuses: absolutiza uma economia de abundância, fundada na riqueza; absolutiza uma política de opressão, fundada no poder militar; absolutiza um sistema de idéias (magia) que cimenta e dá coesão à exploração econômica e à opressão política. Desse modo, o homem se aliena, tornando-se caricatura da divindade. No confronto com Deus, o único Absoluto, toda a auto-suficiência humana é desmascarada e cai por terra, porque é uma falsidade.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002