Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

36

4. Justiça e grandeza de Deus

Deus educa para a justiça -* 1 Eliú continuou dizendo: 2 «Tenha um pouco de paciência, e eu ensinarei a você, porque ainda existem outros argumentos para a defesa de Deus. 3 Irei longe para buscar a minha ciência, a fim de dar razão ao meu Criador. 4 Meus argumentos não são falsos; você tem diante de si um sábio consumado.

5 Veja! Deus é poderoso e não despreza o coração sincero. 6 Ele não deixa o ímpio viver; e faz justiça aos pobres. 7 Não afasta seus olhos dos justos. Ao contrário, ele os faz sentar em tronos reais e os exalta para sempre. 8 Quando os prende em correntes e amarra com os laços da aflição, 9 é porque ele só quer denunciar suas ações e seus pecados causados pelo orgulho. 10 E assim, Deus abre os ouvidos deles para a correção e os aconselha a se converterem da injustiça. 11 Se eles derem atenção e se submeterem, terminarão seus dias na prosperidade e seus anos no bem-estar. 12 Se não obedecerem, atravessarão a fronteira da morte e morrerão sem perceber. 13 Os injustos, quando Deus os aflige, acumulam rancor em lugar de pedir auxílio. 14 Eles perdem a vida em plena juventude e morrem com a idade das prostitutas. 15 Deus, porém, salva o pobre através da aflição e lhe abre o ouvido por meio do sofrimento.

16 Ele quer arrancar também você da angústia e levá-lo a um lugar espaçoso e aberto, para servir a você com mesa farta. 17 Você, porém, não faz justiça contra o injusto, nem defende o direito do órfão. 18 Não se deixe seduzir por um presente, nem se perverter com rico suborno. 19 Por acaso, no perigo, suas riquezas e posses valerão alguma coisa diante de Deus? 20 Não esmague pessoas estranhas, para colocar seus parentes no lugar delas. 21 Cuide em não se voltar para a injustiça, porque é por causa dela que você foi provado através da aflição.

22 Veja como Deus é sublime em seu poder! Que mestre pode comparar-se a ele? 23 Quem é que ensina o caminho para ele, ou pode acusá-lo de injustiça? 24 Lembre-se de celebrar as obras dele, que a humanidade cantou. 25 Todos os homens as contemplam, todos os mortais as admiram de longe.

O Senhor do outono -* 26 A grandeza de Deus supera todo conhecimento, e o número de seus anos é incalculável. 27 Ele reúne as gotas dágua, e de suas fontes destila a chuva. 28 As nuvens se derramam em chuvisco, e a chuva cai abundante sobre o solo. 29 Quem pode calcular a extensão das nuvens e a altura de sua tenda celeste? 30 Ele espalha diante de si uma neblina, que cobre o topo das montanhas. 31 Com a chuva, alimenta os povos, dando-lhes comida abundante. 32 Enche as mãos com raios e atira-os no alvo certo. 33 O trovão anuncia a chegada dele, e a sua ira se acende contra a injustiça.




* 36,1-25: Eliú volta a proclamar a justiça de Deus, que supera a compreensão humana e consiste principalmente em salvar o pobre e derrotar o injusto. Deus quer sempre a vida, e usa de todos os meios para educar o homem na justiça, que é o caminho para a vida. Entre esses meios está o sofrimento, que é uma chamada de atenção para que a pessoa descubra os próprios erros ou orgulho e se converta. Cf. também nota em 33,13-33.



* 36,26-37,24: Os discursos de Eliú se encerram com uma grande contemplação de Deus como Senhor do universo, apresentado aqui segundo as estações do ano. Falta a primavera. Certamente o autor desses discursos considerava o discurso de Deus em 38,1-42,6 como a primavera, símbolo da manifestação do Deus da vida.

36,26-37,5: O poder de Deus que se manifesta na natureza para alimentar os homens é o mesmo que intervém na história para fazer justiça.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002