Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1*

I. FIEL ATÉ NA MISÉRIA

Retrato de um homem feliz -* 1 Era uma vez um homem chamado , que vivia no país de Hus. Era um homem íntegro e reto, que temia a Deus e evitava o mal. 2 Tinha sete filhos e três filhas. 3 Possuía também sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas mulas e grande número de empregados. era o mais rico dos homens do Oriente.

4 Os filhos de costumavam fazer banquetes, um dia na casa de cada um, e convidavam as três irmãs para comer e beber com eles. 5 Quando terminavam esses dias de festa, os mandava chamar, para purificá-los. Ele madrugava e oferecia um holocausto para cada um deles, pensando: «Talvez meus filhos tenham pecado, ofendendo Deus em seu coração». E fazia assim todas as vezes.

Existe religião gratuita? -* 6 Certo dia, os anjos se apresentaram a Javé e, entre eles, foi também Satã. 7 Então Javé perguntou a Satã: «De onde você vemSatã respondeu: «Fui dar uma volta pela terra». 8 Javé lhe disse: «Você reparou no meu servo ? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal». 9 Satã respondeu a Javé: «E é a troco de nada que teme a Deus? 10 Tu mesmo puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens. Abençoaste os trabalhos dele e seus rebanhos cobrem toda a região. 11 Estende, porém, a mão e mexe no que ele possui. Garanto que ele te amaldiçoará na cara12 Então Javé disse a Satã: «Pois bem! Faça o que você quiser com o que ele possui, mas não estenda a mão contra ele». E Satã saiu da presença de Javé.

A fidelidade do pobre -* 13 Certo dia, os filhos e filhas de comiam e bebiam na casa do irmão mais velho. 14 Um mensageiro chegou à casa de e lhe disse: «Os bois estavam arando e as mulas pastando perto deles. 15 Os sabeus caíram sobre eles, mataram os empregados a fio de espada e levaram o rebanho. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu».

16 Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu».

17 Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Um bando de caldeus, dividido em três grupos, caiu sobre os camelos e os levou embora, depois de matar os empregados a fio de espada. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu».

18 Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, 19 quando um furacão veio do deserto, atingindo a casa pelos quatro lados, e ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu».

20 Então se levantou, rasgou a roupa, rapou a cabeça, caiu por terra, 21 e disse: «Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei. Javé me deu tudo e Javé tudo me tirou. Bendito seja o nome de Javé

22 E, apesar de tudo, não pecou e não acusou Deus de ter feito alguma coisa injusta.




* 1-2: O autor toma como ponto de partida uma lenda comum na época e, com leves retoques, a relata em 1,1-2,13. O final primitivo dessa lenda se encontra em 42,7-17. A intenção é substituir o final da lenda pelo debate que se encontra em 3,1-42,6.



* 1,1-5: Jó é um modelo do homem justo. Segundo a teologia da retribuição, Deus lhe premia a justiça com a prosperidade: filhos, riquezas, harmonia familiar, retidão religiosa que beira o escrúpulo. Em Jó se realiza, portanto, o ideal que toda pessoa de fé espera.



* 6-12: A corte celeste, que decide os rumos da história, se reúne no estilo de uma corte oriental. Satã, que significa adversário no tribunal, não é aqui uma personificação do mal, e sim uma espécie de investigador. A grande questão é a seguinte: existe religião gratuita, independente de qualquer interesse? Se o homem perder tudo o que possui, continuará fiel a Deus?



* 13-22: A desgraça cai sobre Jó, e ele perde tudo: rebanhos, empregados, filhos e filhas. De rico e próspero, ele se torna pobre e sem futuro. Todavia, permanece fiel, reconhecendo que Deus tem o direito de tirar tudo o que lhe havia dado. Em tal situação, Jó personifica todos os pobres do mundo, os quais, mesmo perdendo tudo ou nada possuindo, não se revoltam contra Deus. Como eles costumam dizer, «enquanto a gente tiver saúde para trabalhar, tudo bem».






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002