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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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9

Unir-se a Deus para agir com eficácia -* 1 Era o momento em que acabavam de oferecer o incenso da tarde, no Templo de Jerusalém. Judite colocou cinza sobre a cabeça, tirou as roupas e prostrou-se no chão, vestida apenas com o pano de saco. Levantou a voz e gritou ao Senhor, dizendo:

2 «Senhor, Deus de meu pai Simeão,

em cuja mão colocaste uma espada,

para vingar-se dos estrangeiros

que violentaram vergonhosamente uma jovem,

tiraram suas roupas para a estuprar,

e profanaram o seio dela para sua desonra.

E tu havias dito: 'Não façam isso'.

Mas eles o fizeram.

3 Por isso, entregaste seus chefes à morte.

E o leito deles, manchado pelo engano,

pelo engano ficou ensangüentado.

Feriste os servos junto com os chefes,

e os chefes junto com seus servos.

4 Entregaste suas mulheres ao rapto

e suas filhas à escravidão.

Entregaste seus despojos à partilha,

em proveito dos filhos que amavas,

e que, ardendo de zelo por ti,

abominaram a mancha do sangue deles

e invocaram o teu socorro.

Deus, meu Deus, ouve esta pobre viúva.

5 Tu fizeste o passado, e o que vem agora

e o que virá depois.

Tu projetas o presente e o futuro,

e o que desejas acontece.

6 Teus projetos se apresentam e dizem:

'Aqui estamos'.

Pois teus caminhos estão todos preparados,

e teus projetos foram feitos de antemão.

7 estão os assírios!

Eles se apóiam em sua força,

orgulhosos de seus cavalos e cavaleiros,

e se gabam com a força de sua infantaria.

Eles confiam no escudo e na lança,

no arco e na funda,

e não sabem que tu és o Senhor

que acaba com as guerras.

8 Teu nome é: ‘o Senhor’!

Quebra a força deles com teu poder,

e, com tua cólera, despedaça o domínio deles.

Porque decidiram profanar o teu santuário,

manchar a tenda onde repousa

o teu Nome glorioso

e derrubar a ferro as pontas do teu altar.

9 Olha a soberba deles

e descarrega tua ira em suas cabeças.

força a esta viúva,

para fazer aquilo que ela decidiu.

10 Através de minha língua sedutora,

fere o servo junto com o chefe

e o chefe com seu servo.

Quebra a altivez deles

pela mão de uma mulher.

11 Tua força não está no número,

nem tua autoridade nos guerreiros.

Tu és o Deus dos humildes,

o socorro dos oprimidos,

o protetor dos fracos,

o abrigo dos abandonados,

o salvador dos desesperados.

12 Sim, Deus de meu pai,

Deus da herança de Israel,

Senhor do céu e da terra,

Criador das águas,

Rei de toda a criação.

Ouve a minha súplica,

13 e concede-me falar com sedução,

para ferir mortalmente os que planejaram

uma vingança cruel contra teus fiéis,

contra tua morada santa, o monte Sião,

e a casa de teus filhos.

14 Faze que todo o povo e todas as tribos

reconheçam que tu és o único Deus,

o Deus de toda força e de todo poder,

e que o povo de Israeltem a ti como protetor».




* 9,1-14: Judite se prepara para agir, e sua oração mostra o ponto central de todo o livro: o confronto entre a força do Deus libertador e o poder dos opressores. De início (vv. 2-6) é relembrado o caso de Dina (cf. Gn 34), porque Judite arriscará a honra pessoal para libertar o seu povo. Sua oração mostra que o Deus de Israel é aquele que toma o partido dos pobres e fracos, e assim manifesta a própria força, destruindo os poderosos. Estes disfarçam a própria fraqueza atrás de exércitos e armas, que usam para oprimir o povo.

A oração de Judite é uma busca de discernimento: ela quer saber como deverá agir. Pede que Deus a torne extremamente sedutora, porque é com a arma da sedução que ela chegará à vitória. Em outras palavras, o povo fraco e pobre não enfrenta os poderosos com as mesmas armas. Precisa descobrir, através da astúcia, o ponto vulnerável dos opressores, para «feri-los mortalmente». É assim que o povo conseguirá desmontar todo o aparato inimigo e chegar à vitória.

Vendo a eficácia da luta dos fracos e pobres, todos poderão reconhecer que o Deus invencível está do lado deles, construindo uma história nova.






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